Home / Política

POLÍTICA

RenovaBR prepara módulo para auxiliar mandato de parlamentares

Após eleger 16 lideranças de sete diferentes partidos para o Congresso Nacional e Assembleias estaduais, o RenovaBR prepara um módulo voltado a capacitar os elei­tos para o mandato de parlamen­tar. O anúncio foi feito por Eduardo Mufarej, fundador do instituto, na tarde desta segunda-feira (15) du­rante coletiva de imprensa.

Os detalhes do novo módulo, que acontecer a partir de novem­bro, estão em elaboração e devem ser anunciados em breve. “Quere­mos fazer com que os eleitos, quan­do chegarem nas suas respectivas funções, possam produzir o maior volume de impacto possível e, des­sa forma, horarem seus votos”, afir­mou o fundador do instituto.

No evento, Mufarej comemorou o resultado obtido nas urnas pelas lide­ranças formadas pelo instituto. “Era umgrandedesafioconstruiressepro­cesso para que o desejo de renova­ção, algo muito presente nos anseios da sociedade, de fato acontecesse.”

O fundador do RenovaBR afir­mou ainda que o instituto prepara um instrumento para tornar mais transparente e participativo o man­dato dos parlamentares. “Estamos elaborando esse instrumental, que estará à disposição deles.”

Mufarej disse que não cabe ao instituto interferir na elaboração de pautas específicas dos parlamen­tares. Ele enfatizou que o Reno­vaBR fará apenas um acompanha­mento dos quatro compromissos assumidos pelas lideranças: cum­primento do mandato, responsa­bilidade com as contas públicas, transparência e atuação para uma reforma política que aproxime os políticos da população.

“Tivemos um desafio importan­te de convencer as pessoas de que o RenovaBR não era um instituto que defendia pautas específicas ou agendas específicas. O que quería­mos e queremos são políticos éti­cos, com vontade de servir e histó­rico de realização”, afirmou.

Após o balanço feito por Mufa­rej, as lideranças eleitas relataram como a formação do RenovaBR os auxiliou na campanha.

Na eleição marcada por alta taxa recorde de renovação polí­tica – 52,54% na Câmara e 85,19% no Senado, de acordo com levan­tamento do Departamento Inter­sindical de Assessoria Parlamen­tar (Diap) –, o RenovaBR ajudou a eleger dez postulantes ao Con­gresso Nacional e seis às Assem­bleias Legislativas, atestando o su­cesso da primeira turma de líderes formada entre janeiro e junho.

Ao todo, integrantes do Reno­vaBR receberam mais de 4,5 mi­lhões de votos no último domingo. Entre os 64 líderes formados pelo instituto e que disputaram uma vaga para deputado federal, a soma de votos chega a 1,7 milhão.

Alessandro Vieira (REDE) foi o senador mais votado em Ser­gipe. Em São Paulo, Tábata Ama­ral (PDT) e Vinicius Poit (NOVO) foram eleitos deputados fede­rais. Já Daniel José (NOVO), Heni Ozi Cukier (NOVO), Mari­na Helou (REDE) e Ricardo Mel­lão (NOVO), vão ocupar vagas na Câmara Legislativa de São Paulo.

No Rio de Janeiro, Marcelo Cale­ro (PPS), Paulo Ganime (NOVO) e Luiz Lima (PSL) foram eleitos para o Congresso Nacional, assim como os mineiros Tiago Mitraud (NOVO) e Lucas Gonzalez (NOVO), e o capi­xaba Felipe Rigoni (PSB). Fábio Os­termann (NOVO) foi o postulante eleito para a Assembléia Legislati­va do Rio Grande do Sul.

Na região Norte, Joênia Wapi­chana (REDE) foi eleita deputada federal por Roraima. Já na região Nordeste, David Maia (DEM) con­quistou uma vaga na Câmara Le­gislativa de Alagoas.

Fundado em outubro de 2017, o RenovaBR formou 133 lideran­ças de janeiro a junho. Após o fim do primeiro módulo de formação, 120 delas se lançaram ao pleito por 22 partidos diferentes.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias