Home / Política

POLÍTICA

Uma bióloga na disputa eleitoral

A professora universitária Karol Iseck diz que o convívio com seus alunos filiado à Rede Sustentabilidade despertou nela a “vontade de mudança”. Karol e a Rede têm tudo a ver. O partido fundado por Marina Silva tem como sua marca a de­fesa do meio ambiente. Karol é bióloga e desenvolve pesquisas científicas na PUC-Goiás.

Ela tem tem mestrado, ob­tendo o título defendendo tese sobre Ecologia e Produ­ção Sustentável. Casada, mãe de duas filhas, aos 31 anos de idade ela se lança candidata a deputada estadual. Ecologia e economia são temas estrei­tamente vinculados. Não há como pensar a economia sem pensar meio ambiente. Eco­nomia é ciência da produção. O homem produz, por meio do trabalho, transformando aquilo que a natureza dá.

O grande desafio da moder­nidade é compatibilizar a pro­dução com o meio ambien­te. Como produzir utilidades sem degradar o meio ambien­te? Como fazer funcionar um sistema produtivo capaz de re­novar os recursos naturais, de modo a que estes não venham a faltar. Sustentabilidade é isso.

Karol diz que o legislador deve estar atento a esta ques­tão. As leis de proteção am­biental devem proteger efetiva­mente o meio ambiente, sem arruinar o processo produtivo. “Aí entra o conhecimento téc­nico que, aliado à sensibilida­de política, leva à produção de leis eficientes”, afirma.

Estreando na disputa eleito­ral, participando da coligação “Goiás Avança Mais”, Karol vem batalhando intensamente pela eleição de Marina Silva à Pre­sidência da República. “Ela é uma mulher corajosa, que vem se preparando há anos para o exercício do cargo. É corajosa e firme, mas também pondera­da, tem senso de equilíbrio e, sobretudo, um compromisso inarredável com a ética na po­lítica, com a decência”

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias