Home / Política

POLÍTICA

Centenas de Goianos prestigiam o evento Viva a Praça Cívica na manhã deste domingo

Foto: Governador Ronaldo Caiado com criança e Vereador Dr. Paulo Daher (ao fundo)

O domingo, 7, foi de diversão e aprendizado para as milhares de crianças, adolescentes e adultos que participaram do projeto Viva a Praça Cívica. A iniciativa da nova gestão estadual foi concretizada, nesta edição,através do governo do estado de Goiás em parceria com a prefeitura municipal de Goiânia e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) , além das diversas instituições apoiadoras , que neste ano integraram a equipe formativa do Programa Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM).

A partir da integração entre instituições, o público teve acesso a atividades recreativas, esportivas e culturais como tirolesa, escalada, pula-pula, apresentações de dança, canto, além de espaços de aprendizagem sobre os temas mais variados, desde segurança no trânsito e combate a incêndios até a educação nutricional e ambiental.

Nas oficinas foram oferecidos vários jogos e brincadeiras voltados para a conscientização da importância de cuidar de si e do planeta. “Eu brinquei de tudo aqui já. Estou acostumado a separar o lixo direitinho, mas foi interessante jogar. Aqui tá bom demais hoje!”, exclamou o jovem Ézio Bento, 11, que foi levado ao evento pelo pai, que é bombeiro.

Durante todo o evento, o governador Ronaldo Caiado comemorou a iniciativa como o retorno da população aos espaços públicos da cidade. “Nós vamos devolver Goiás aos goianos, podem ter certeza. Vamos fazer as pessoas voltarem a entender que o governador não é nada mais que um servidor público, a terem orgulho de morar em Goiás, a ocuparem os espaços, trazerem vida para as praças”, destacou.
O momento de abertura, que também contou com a presença de representantes do governo municipal e das casas legislativas municipal e estadual foi acompanhado da promessa de que a ação se estenda para outros espaços públicos na capital e no interior, fazendo com que, a partir de políticas públicas e ações culturais, as pessoas voltem a ter confiança, aos poucos, em utilizarem os espaços públicos que foram pensados e projetados para dar vida às cidades.
O projeto dos Bombeiros mirins
foi Iniciado em 1997, e após sua reformulação, em 2018, o programa Bombeiro Mirim atende crianças de 8 a 12 anos em Goiânia e diversas cidades do Estado de Goiás. Desde o início do ano, o projeto passou a contar com o apoio da PUC Goiás, que atua no apoio à formação das 200 crianças participantes em Goiânia. Acadêmicos dos cursos de Biologia, Direito, Letras e Matemática e voluntários dos programas das Universidades trabalham tanto em disciplinas tradicionais como em disciplinas transversais, como Ética e Cidadania, Direitos Humanos e Prevenção e Uso de Drogas.

Em sua fala, o governador também ressaltou a importância do projeto e agradeceu o empenho e o brilho das crianças nesse momento de resgate do espaço público. “São quase 200 bombeiros mirins. Nós temos muito a agradecer”, frisou. Para o comandante geral do CBMGO, coronel Dewislon Adelino Mateus, a presença da corporação é, antes de tudo, algo que a engrandece em sua missão. “Para o Corpo de Bombeiros é uma honra estar na praça junto aos cidadãos”, ressaltou, frisando a gratuidade das atividades.
O reitor da PUC GOIÁS -professor Wolmir Amado, também esteve presente no evento e visitou as diversas atrações do evento, parabenizando a ação. A expectativa é que outras edições do Viva a Praça Cívica ocorram ao longo do ano.

Confira as fotos

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias