Home / Política

POLÍTICA

Damares: “Mulher deve ser submissa ao homem no casamento”

Durante audiência na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (16/04), a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou que dentro da sua “concepção cristã”, a mulher deve ser submissa ao homem no casamento. “Lá dentro da igreja, nós entendemos que no casamento entre homem e mulher, o homem é o líder”, disse a ministra.

A ministra disse ainda que este pensamento dela não lhe torna incapaz de dirigir o ministério, pontuando que este pensamento é uma questão de fé, dentro de um segmento religioso.

A fala de Damares, dita durante audiência da comissão de defesa dos direitos da mulher, veio após um questionamento da deputada federal Alice Portugal (PC do B), que perguntou a posição da ministra em relação à flexibilização da posse de armas de fogo, fazendo referência ao decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, em janeiro.

Aborto

Questionada por alguns parlamentares sobre políticas públicas relacionadas ao aborto, a ministra reiterou sua posição contrária, mas disse que isso “não vai nortear” o ministério. “Não vou fazer essa discussão, é uma discussão do parlamento”, disse Damares. “A política pública com relação ao aborto é desenvolvida pelo ministério da Saúde, então deixa o ministro Mandetta lá cuidando disso, eu vou cuidar de mulheres, vou lutar para que a gente salve mulheres.”

Armamento

A deputada Sâmia Bomfim (PSOL) também perguntou à ministra sua posição sobre as armas, argumentando que o decreto pode ser prejudicial às mulheres e que casos de feminicídio podem aumentar.

Damares, no entanto, se esquivou. “Tenho sido o mais imparcial possível nesse ministério, por isso deixo elas [perguntas sobre armas] para um segundo momento. O homem mata com os dentes, com a mão”, disse ela. “O que nós podemos fazer é um debate bem técnico sobre o impacto disso na violência contra a mulher.”, ressaltou a ministra.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias