Política & Justiça

Aprovação do governo Bolsonaro cai e se iguala à reprovação, aponta Ibope

diario da manha

A aprovação do governo de Jair Bolsonaro caiu desde a última pesquisa Ibope, há dois meses. Nesta quinta-feira (27), o instituto divulgou uma nova pesquisa, encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), que aponta que o trabalho do presidente é visto como ótimo ou bom por 32% dos entrevistados. O índice é o mesmo dos que acham o governo regular e se repete também para os que acham ruim ou péssimo.

Confira o resultado:

Ótimo/bom: 32%;
Regular: 32%;
Ruim/péssimo: 32%;
Não sabe/não respondeu: 3%.

Em abril, a pesquisa do Ibope indicava aprovação de 35% do governo Bolsonaro . Ou seja, houve uma queda de quatro pontos percentuais. Em comparação com seu antecessor, porém, o atual governo leva ampla vantagem. O Ibope perguntou aos entrevistados se o trabalho de Bolsonaro como presidente era melhor, pior ou igual ao de Michel Temer. Eis o resultado:

Melhor: 47%
Igual: 33%
Pior: 17%
Não sabe/Não respondeu: 3%

Outro índice da pesquisa que afeta Jair Bolsonaro está na confiança. 51% dos entrevistados disseram não confiar no presidente, contra 46% que confiam. Outros 3% não quiseram opinar. Ainda assim, Bolsonaro pode ter tranquilidade para governar, já que 39% acreditam que as perspectivas são ótimas ou boas, contra 29% que acham que serão ruins ou péssimas e 27% esperam o regular.

Metodologia 

O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e ouviu 2.000 pessoas em 126 municípios entre os dias 20 e 23 de junho. De acordo com o instituto, a confiança é de 95%. Essa é a segunda pesquisa CNI/Ibope desde que Bolsonaro assumiu a Presidência da República, em janeiro.

tags:

Comentários