Home / Política

POLÍTICA

Presidente Lissauer Vieira será homenageado na cidade de Goiás

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSB), será um dos homenageados pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) com a medalha da Ordem do Mérito Anhanguera, no grau Grã-Cruz, no primeiro dia de transferência dos Poderes para a cidade de Goiás, antiga capital do Estado. A condecoração é entregue todos os anos a autoridades públicas e representantes da sociedade civil.

A solenidade de instalação dos Poderes Executivo, Judiciário, Legislativo e de órgãos auxiliares, como Ministério Público, será em frente ao Palácio Conde dos Arcos às 9 horas do próximo dia 25 e o ato de entrega das homenagens será às 17h30m do mesmo dia.

A Ordem do Mérito Anhanguera foi criada pelo Decreto nº 479, de 24 de junho de 1975, e modificada pelo Decreto nº 2.102, de 18 de outubro de 1982, com a finalidade de "agraciar pessoas físicas ou corporações militares, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por seus relevantes serviços, ações ou méritos excepcionais, que recomendem o reconhecimento do Estado de Goiás". A condecoração, a mais alta honraria conferida pelo Governo de Goiás, é dividida em três graus: Grã-Cruz, Grande Oficial e Comendador. No ano de 2015 Lissauer Vieira recebeu a medalha na Ordem Grande Oficial, entregue pelo então governador Marconi Perillo (PSDB).

História da transferência

A transferência dos poderes constituídos para a cidade de Goiás é realizada desde 1983, por ocasião do aniversário da cidade, comemorado no dia 25 de julho, e da Padroeira de Goiás, Nossa Senhora de Sant’Ana, no dia 26. A transferência simbólica da Capital foi instituída pela Lei nº 9.314, de 21 de junho de 1983, no Governo Mauro Borges. Em 1988, veio a Lei nº 10.460 , que em seu artigo nº 346 determinou que a data seja feriado em todos os órgãos públicos do Estado.

Durante dois dias, a cidade assiste à instalação do Governo, na última semana do mês de julho, passando a ser, simbolicamente, a Capital do Estado. Nestes dois dias o Governo Estadual assina atos pertinentes à administração, bem como homenageia personalidades de destaque nos contextos social, político e econômico de Goiás.

A Capital do Estado é transferida também, simbolicamente, para outras duas cidades goianas: Santa Cruz de Goiás e Rio Verde, por imposição das leis nº 20.376, de 14 de dezembro de 2018 e nº 24.425, de 18 de março de 2019. No caso de Rio Verde a transferência se dá durante a realização da Feira de Tecnologia em Agronegócio (Tecnoshow) e a iniciativa é de autoria do presidente da Alego, Lissauer Vieira.

Programação

Os eventos que marcam a transferência dos Poderes do Estado para a Cidade de Goiás terão início no dia 24, ocasião em que o governador vai inaugurar a reforma da 3ª Companhia do Batalhão Rodoviário, visitar o Museu Casa de Cora Coralina e abrir as comemorações de aniversário do município.

No dia 25, quinta-feira, às 9 horas, ao lado do governador, o presidente da Assembleia Legislativa participa da solenidade oficial de instalação dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo na Praça do Coreto, de descerramento de placas de inauguração de obras, faz visita ao Poder Judiciário, participa da instalação do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás.

Às 18h30 será iniciada a solenidade de entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, na Praça do Chafariz, na qual Lissauer Vieira é um dos homenageados. As atividades se encerram no dia 26 pela manhã, ocasião em que o governador irá visitar o bispo diocesano da cidade de Goiás, Dom Eugênio Rixen e, em seguida, assistir a uma missa em louvor da padroeira do Estado de Goiás, Nossa Senhora de Sant’Ana.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias