Home / Política

POLÍTICA

O governo estuda transformar seis ministérios em três

Um texto preliminar em andamento no Ministério da Economia pretende transformar seis ministérios em três. De acordo com as análises, o Ministério do Meio Ambiente seria unido com o de Turismo,  da Cidadania com Direitos Humanos e da Infraestrutura com o Desenvolvimento Regional.

O Ministro da Economia, Paulo Guedes propôs, anteriormente, que o "número ideal" de ministérios na Esplanada deveria ser 15 e não 22 como atualmente.

O governo ainda não sabe quais ministros serão demitidos ou transfomados em secretários nacionais. O governo pretende também cortar o número de secretarias e órgãos ligados à Presidência, como a Secretaria de Governo, a Secretaria-Geral da Presidência e o Gabinete de Segurança Institucional.

De acordo com a análise do professor de Ciência Política da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Felippo Madeira, “O argumento seria a economia de dinheiro público, redução salarial e enxugamento no número de comissionados”.

A reforma administrativa proposta pelo governo antecipa que novos servidores vão perder a estabilidade e que o número de agentes em determinadas carreiras públicas será reduzido.

Informações do CB

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias