Home / Política

POLÍTICA

Ronaldo Caiado assina decretos em prol da juventude

Acompanhado do secretário Marcos Cabral, superintendentes e gerentes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), o governador Ronaldo Caiado assinou nesta quarta-feira (18) dois decretos voltados a políticas públicas para juventude.

Em cerimônia no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o governador empossou os novos membros do Conselho Estadual da Juventude e convocou a 4ª Conferência Estadual da Juventude.

A solenidade contou ainda com as participações da secretária nacional da Juventude do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Jayana Nicaretta, da superintendente da Juventude da prefeitura de Goiânia, Danielle Pereira, dos deputados estaduais Diego Sorgatto e Pastor Jefferson Rodrigues; do secretário da Casa Civil, Anderson Máximo, e membros dos conselhos Estadual e Nacional da Juventude.

Primeira a falar, a superintendente da Criança, Adolescente e Juventude da Seds, Thaís Moraes, discorreu sobre as políticas para juventude já em andamento na pasta e ressaltou a presença de representantes municipais e nacionais na cerimônia.

“As presenças da Jayana e da Danielle aqui mostram que estamos trabalhando em sinergia com outros órgãos e instâncias de poder do estado e do país para desenvolvermos ações efetivas para a nossa juventude”, destacou.

O secretário Marcos Cabral, titular da Seds, ressaltou a reformulação das políticas sociais do Estado para dar mais transparência e efetivar a inclusão social dos diversos segmentos da população. “Estamos seguindo à risca a determinação do governador de fazer com que essas políticas para todos os públicos, incluindo a juventude, chegue de fato a quem precisa, com transparência, equidade e justiça social”, afirmou.

Em seu pronunciamento, o governador Ronaldo Caiado chamou atenção para a importância do conselho e da conferência, cuja data exata (em novembro) e local serão definidos posteriormente pela Seds.

Segundo Caiado, a conferência será um importante fórum para acelerar a participação do jovem goiano nas políticas de governo. “Essa conferência deve dar um ritmo mais acelerado para que o jovem participe de políticas públicas de governo. Isso não é apenas papel do governante, secretários [de Estado] ou de deputados, mas de todos nós”, disse o governador.

Conferência e conselho

A Conferência Estadual visa encontrar soluções que ajudem os governos estadual e federal no desenvolvimento de políticas juvenis mais eficazes. Pelo decreto assinado pelo governador, a conferência ser realizada em novembro e terá como tema “Novas perspectivas para a juventude”.

As conferências estaduais permitem o conhecimento dos principais desafios que os jovens estão enfrentando para levar propostas para o encontro nacional.

No fórum nacional que deve reunir representantes de todo o país, o intuito é agregar conhecimentos e experiências para que a realidade do jovem seja inserida nas políticas nacionais de juventude.

Jayana Nicaretta disse que a conferência deste ano será diferente e trará mudanças. “Será com jovens qualificados e com boas proposições. Teremos um evento com encaminhamentos concretos, que possamos realizar junto ao governo federal e aos estados”, observou.

Reformulado, o governador empossou o Conselho Estadual da Juventude, que conta com 30 novos membros. A sociedade civil possui 15 titulares e 15 suplentes, e o poder público a mesma quantidade.

A mesa diretora do conselho foi eleita em junho desse ano e tem como presidente o representante da sociedade civil Guilherme Martins de Araújo e os vices presidentes Carolina Tavares (governo) e João Mateus Nogueira (sociedade civil).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias