Home / Política

POLÍTICA

Caiado é condecorado com Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União

“É uma honra inenarrável ser agraciado e fazer parte deste grupo seleto de brasileiros com notório espírito público.” Estas foram as palavras do governador Ronaldo Caiado ao ostentar no peito – e com sorriso no rosto – a faixa nas cores da bandeira do Brasil, representando a Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União, no Grau Grã-Cruz. Acompanhado pela primeira-dama Gracinha Caiado, o governador recebeu a comanda em solenidade realizada nesta quinta-feira (12/3), no Clube Naval de Brasília, no Distrito Federal.

Condutor da solenidade, o advogado-geral da União, André Mendonça, lembrou que não basta espírito público, é preciso servir à Nação. Pontuou que, em um primeiro aspecto, este é o reconhecimento, antes de tudo, simbólico, porque é um reconhecimento de toda uma instituição às histórias de vida de cada um. “Foram 12 mil servidores que, dentre tantas autoridades, enxergaram nos senhores os representantes da melhor estirpe da sociedade brasileira. A partir de hoje, sintam-se integrantes da AGU, para ajudá-la a se consolidar como instituição que serve ao País.”

Esta é a primeira vez que a comenda foi concedida, o que tornou ainda mais emblemática a insígnia recebida pelo governador. Instituída pela Presidência da República, a Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União agracia pessoas naturais, órgãos e entidades da administração pública, instituições e organizações militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado notáveis serviços à AGU em âmbito nacional ou internacional.

Caiado integrou o seleto grupo formado por 75 condecorados. Entre eles, os ministros Augusto Heleno Ribeiro Pereira (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República), Damares Regina Alves (Mulher, da Família e dos Direitos Humanos), Onyx Lorenzoni (Cidadania), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e Wagner de Campos Rosário (Controladoria-Geral da União); os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, dentre outros senadores, deputados, presidentes de tribunais e outras autoridades.

A lista dos homenageados foi divulgada por meio do Decreto nº 20/2020 e pela Portaria da AGU nº 30/2020, publicados no mês de fevereiro. Além dos indicados no Decreto e na Portaria, oito membros do Conselho da Ordem do Mérito também foram agraciados no grau Grã-Cruz.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias