Home / Política

POLÍTICA

Com pandemia, TRE-GO se prepara para as eleições e reforço em medidas sanitária

A pouco mais de dois meses das eleições, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) está se preparando para o pleito. Neste ano, haverá mudanças no processo de votação, causadas pela pandemia. A principal delas é decisão de não utilizar a biometria para a identificação dos eleitores com o intuito de evitar a disseminação do coronavírus.

O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro. Se necessário segundo turno, este será realizado no dia 29 do mesmo mês.

O diretor geral do TRE-GO, Wilson Gamboje Júnior, disse que as medidas visam dar segurança tanto para eleitores, como para os mesários.

"As sessões eleitorais também terão álcool gel para todos os eleitores e nós também contaremos com dispensers de álcool 70% para aspergir sobre os documentos. O chão das sessões eleitorais serão marcados com fitas zebradas para evitar que haja aglomeração de eleitores no momento da votação”, destacou.

Com a proibição de uso do sistema biométrico, a identificação poderá ser feita por meio de documento oficial com foto ou pelo aplicativo e-Título.

Números

Em Goiás, mais de 4,6 milhões de pessoas estão aptas a votar para definir os prefeitos e vereadores dos 246 municípios do estado nas eleições deste ano. Só na capital, há 971.221 eleitores.

As mulheres representam 52,3% do eleitorado, enquanto os homens somam 47,7%. Quase 300 pessoas já fizeram a opção pelo uso no nome social no título de eleitor. A faixa etária predominante vai de 35 a 39 anos.

O estado tem quase 15 mil seções eleitorais. O TRE-GO possui atualmente quase 60 mil voluntários inscritos para participar das eleições. Quem quiser participar, também pode ser inscrever pelo app e-Título ou pelo site do órgão.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias