Home / Política

POLÍTICA

Leonardo DiCaprio é convidado por Mourão a marchar oito horas pela selva amazônica

Durante evento promovido ontem (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para discutir o desenvolvimento sustentável da Amazônia o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), convidou o ator norte-americano Leonardo Dicaprio para fazer uma "marcha de oito horas" pela selva amazônica. O objetivo é fazer com que o artista entenda "como funcionam as coisas nessa imensa região". O convite surge após DiCaprio demonstrar apreensão com o o desenvolvimento de incêndios na região.

"Eu gostaria de convidar o nosso mais recente crítico, o ator Leonardo DiCaprio, para ir comigo a São Gabriel da Cachoeira e nós fazermos uma marcha de oito horas pela selva, entre o aeroporto de São Gabriel e a estrada de Cucuí. Ele vai aprender, em cada socavão que tiver que passar, que a Amazônia não é uma planície e aí entenderá melhor como funcionam as coisas nesta imensa região”, declarou Mourão.

Conforme informações da agência AFP publicadas pela revista IstoÉ, na última sexta-feira (14) o ator publicou uma notícia em seus redes sociais sobre a propagação dos incêndios na Amazônia brasileira.

“O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, está sob pressão internacional para conter os incêndios, mas ele já duvidou publicamente da gravidade deles, alegando que opositores e comunidades indígenas foram os responsáveis”, pontuou DiCaprio, conhecido por defender a causa ambiental.

De acordo com a matéria, em julho o governo proibiu queimadas por 120 dias. A ação ocorreu depois de uma crise internacional iniciada em 2019 em decorrência da disseminação do fogo na floresta. Os meses de agosto e setembro são cruciais para verificar se a medida foi adotada e a tendência revertida, conforme o governo.

Ao contrário do que diz DiCaprio, Mourão aponta que "floresta não está queimando"

De acordo com a publicação, o desmatamento diminuiu 36% em julho, se comparado ao mesmo período do ano passado. Já no intervalo de agosto de 2019 a julho de 2020, a extração alcançou 9.205 km². O número representa 34,5% a mais que no ano anterior.

Hamilton Mourão, que também é presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, enfatizou que a Amazônia não está queimando, conforme destaca a matéria.

"Onde ocorre queimada na Amazônia é naquela área humanizada, a floresta não está queimando. E no entanto a imagem que é passada para o resto do Brasil e para comunidade internacional é que tem fogo na floresta”, realçou Mourão.

Por sua vez, DiCaprio ressaltou que os incêndios "não estão recebendo atenção suficiente" no Brasil.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias