Home / Política

POLÍTICA

Evento em Itapaci reúne Caiado, Daniel e deputados tucanos

O governador Ronaldo Caiado (DEM) esteve em Itapaci, cidade do Vale do São Patrício, que comemorou 76 anos ontem, 11/08. A cidade é administrada pelo tucano Mário Macaco, que chegou para o evento no mesmo carro do chefe do executivo goiano. Assim como o deputado estadual Talles Barreto e o deputado federal Célio Silveira, ambos do PSDB, que também estiveram presentes na comemoração, Mário Macaco, dizem aliados do político, estaria bem próximo de migrar para a base de apoio a Ronaldo Caiado, caminho que devem seguir os parlamentares tucanos. Conforme tem sido divulgado, o PSDB já nem estaria contando mais com Barreto e Silveira para a formação da chapa proporcional com vistas às eleições do ano que vem. Além deles, o PSDB deve perder também o deputado Francisco Oliveira, que tem votado a favor de matérias do Governo na Assembleia, o que já causou desgastes com a direção tucana em Goiás. Quem também esteve ao lado de Ronaldo Caiado em Itapaci foi o presidente do MDB goiano, Daniel Vilela. É a segunda vez que ambos se encontram nesse tipo de evento. A primeira, foi no início de julho deste ano, durante inauguração do centro de convenções da cidade de Aruanã, que homenageou o pai do emedebista, o ex-governador Maguito Vilela. Assim como naquela oportunidade, Daniel Vilela não poupou elogios à gestão do democrata e ressaltou o governo municipalista desenvolvido por Caiado. "O governador demonstra mais uma vez um gesto suprapartidário de apoio do governo, de uma gestão que busca, de fato, colaborar, contribuir com o Estado, independente de siglas partidárias. E é preciso reconhecer que o senhor de fato tem promovido uma transformação na prática política, na cultura política desse Estado", disse Daniel durante o evento. MDB e DEM estão muito próximos de uma aliança com vistas às eleições do próximo ano. 27 prefeitos emedebistas já se manifestaram favoráveis à aliança com Caiado e acreditam que, pela gestão comprometida com a reconstrução de Goiás, o democrata tem todo direito de pleitear um segundo mandato.

Fio Direto

Prerrogativas
O deputado estadual Humberto Aidar (MDB) apresentou projeto de lei na Alego que tem como objetivo instituir o Dia Estadual de Defesa das Prerrogativas dos Advogados goianos. De acordo com a proposta, a data será comemorada anualmente em 21 de julho. Segundo Aidar, o projeto busca relembrar as violentas agressões sofridas pelos advogados no exercício de suas funções.

Mandato cassado
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), por unanimidade dos votos do colegiado, decidiu pela cassação do diploma do deputado federal Alcides Ribeiro Filho (PP), mais conhecido como Professor Alcides. O parlamentar goiano é acusado de captação e gasto ilícito de recursos eleitorais na eleição de 2018. Da decisão, cabe recurso ao TSE.

Voto impresso
Dos 17 deputados federais de Goiás, 15 compareceram para a votação que acabou levando ao arquivo a proposta de voto impresso para as eleições de 2022 no Brasil. Flávia Morais (PDT) e Adriano do Baldy (PP) se ausentaram. Nove parlamentares votaram a favor da proposta e seis rejeitaram o retrocesso.

Como votaram
Votaram sim pela implantação do voto impresso os deputados: Célio Silveira (PSDB), Zacharias Calil (DEM), Francisco Jr (PSD), Glaustin da Fokus (PSC), João Campos (Republicanos), José Mário Schreiner (DEM), Magda Mofato (PL), Professor Alcides (PP) e Vitor Hugo (PSL). Votaram contra: Alcides Rodrigues (Patriota), Delegado Waldir (PSL), Elias Vaz (PSB), José Nelto (Podemos), Lucas Vergilio (Solidariedade) e Rubens Otoni (PT).

Desistiu
O Partido da Mobilização Nacional (PMN), hoje denominado apenas de Mobilização Nacional, desistiu da ação judicial que buscava a impugnação da chapa vencedora da eleição majoritária para prefeito de Goiânia, ocorrida no ano passado e vencida pela coligação encabeçada pelo candidato do MDB, Maguito Vilela. A desistência partiu do presidente da legenda em Goiás, o médico Paulo Daher.

Mais um
Segundo informações de bastidores, o deputado federal Zacharias Calil (DEM) estaria decidido a disputar a cadeira do Senado Federal nas eleições do ano que vem. Calil teria, inclusive, comunicado essa decisão ao governador Ronaldo Caiado (DEM) e diz que vai esperar o resultado de pesquisas eleitorais para mediar a aceitação do seu nome para concorrer à vaga na Câmara Alta

Pretendentes
Até o momento, pelo menos cinco nomes aparecem como pretensos candidatos à vaga de senador nas eleições de 2022. Henrique Meirelles (PSD), João Campos (Republicanos), Alexandre Baldy (PP), Zacharias Calil (DEM) e o atual senador por Goiás, Luiz do Carmo (MDB). Todos eles buscam aproximação com o governador Ronaldo Caiado, que desponta favoritíssimo à reeleição no ano que vem.

Reconhecimento Facial nas escolas estaduais de Goiás
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Programa Goiás de Resultados da Vice-Governadoria, iniciou a implantação do Sistema de Reconhecimento Facial em 143 unidades escolares da região do Entorno do Distrito Federal. O equipamento registra a presença dos alunos e servidores da pasta. Além disso, também afere a temperatura da pessoa identificada como parte do protocolo de segurança contra a Covid-19 para retorno às aulas presenciais.

Com o sistema, o estudante entra na escola, passa pela máquina e tem a frequência registrada. A partir do registro, a unidade escolar tem controle da presença do aluno na instituição. Os dados também são repassados por mensagem aos pais ou responsáveis, informando se a criança e adolescente está na escola. “Imediatamente o dado já vai para o refeitório, para não ter desperdício nenhum da alimentação e para que as escolas estejam preparadas para atender os estudantes”, arrematou o governador.

Linha cruzada

O Ministério Público de Goiás (MPGO) ajuizou mais uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa, com pedido cautelar de indisponibilidade de bens, no valor de R$ 500 mil, em desfavor do ex-prefeito de Luziânia Cristóvão Vaz Tormin.

Na ação, a 6ª Promotoria de Justiça da comarca assinala que Tormin, de forma consciente e voluntária, valendo-se da condição de prefeito, praticou crime contra a dignidade sexual de uma moradora da cidade.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias