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POLÍTICA

Eleições da OAB-GO: quem lidera nas redes sociais

A disputa pelo comando da advocacia tornou-se disputa política. A imagem vale muito. A comunicação estratégica tornou-se essencial e se equivale aos acordos dos profissionais. É uma disputa cara, que exige tempo, equipe e disposição do candidato. Por isso é cada vez mais comum o uso de estratégias semelhantes aos embates partidários para que ocorra a escolha do gestor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), cuja eleição está marcada para o próximo dia 30 de novembro.

A disputa tem ‘briga’ de pesquisas, disputas internas de poder e, sobretudo, uma batalha na imprensa e redes sociais. É neste último campo que se observa de forma mais detalhada [ e de maneira pública] que nem sempre as pesquisas combinam com as movimentações das redes, que geralmente revelam engajamento e interação em torno do candidato.

Até aqui, a disputa segue em nicho, com pouca ou nenhuma polêmica. Mas é possível perceber quem usa melhor as redes sociais para se comunicar. E geralmente quanto mais amplo o background profissional do advogado, maior é o engajamento, já que a interação orgânica exige carisma, popularidade e mesmo histórico de ações.

Análise

Foi analisado um mês de publicações nas redes dos pré- -candidatos de Goiás e identificado uma campanha ainda em início, mas já bastante configurada nas redes.

Rafael Lara, candidato que representa o atual grupo da Ordem, presidido por Lúcio Flávio, aparece em primeiro lugar em três dos cinco rankings criados para avaliação. Outras duas lideranças são da professora e conselheira federal Valentina Jungmann. Os demais aparecem próximos e com movimentadas redes sociais.

Valentina aparece em primeiro lugar em produção de conteúdo, com 60 postagens. Rodolfo Mota tem 22 e Rafael Lara, 21. Júlio Meirelles é o último com 19.

Um parâmetro de grande importância para entender o engajamento é o número de curtidas. O pré-candidato Rafael Lara teve 13.792, seguido de Valentina Jungmann com 7.475. Em terceiro lugar aparece Pedro Paulo com 6.194. Júlio Meirelles registra 4.806 e Rodolfo Mota aparece em último, com 4.616.

Ainda mais importante para a avaliação de engajamento é o número total de comentários (desde que em um valor estatístico, se mostre + 15% em relação a interação negativa). Valentina está em primeiro lugar nesta métrica, com 1.326 (maioria positiva), seguida por Rafael Lara com 936 (maioria positiva), Rodolfo Mota, 549 (maioria positiva) e Júlio Meirelles com 84 (maioria positiva).

Os comentários positivos demonstram que a campanha não entrou em um clima acirrado e de combate entre os advogados. Quando se avalia o número de interações do público, Lara aparece com 14.728, seguido por Valentina (8.801), Pedro Paulo (6.760), Rodolfo Mota (5.165) e Júlio Meirelles (4.890).

Em termos de engajamento, a liderança é de Rafael Lara, com 2,48%. Valentina Jungmann mantém a segunda posição com 1,23%. Presidente da Casag, Rodolfo Mota surge na terceira posição com 1.08%.

Estudo

O estudo é quantitativo e leva em consideração os perfis pessoais dos pré-candidatos no Instagram, um das redes mais utilizadas pelos pré-candidatos. Leva-se em conta as diferentes métricas no período de 1/8 até 31/8. As ferramentas de análise como SproutSocial e SocialBlade (rastreamento de estatísticas), utilizadas em estudos de caso e relatórios de redes. A taxa de engajamento é baseada nas últimas 20 publicações da rede.

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