Home / Opinião

OPINIÃO

Índices irreais

Lendo um noticiário sobre economia, vi espantada que uns índices de inflação, IGP-M e IGP-DI, que são calculados pela FGV, indicavam valores anualizados de 3,16% e 3,74%. Só se for na lua. Por acaso tinha encartes de jornais do ano passado da mesma época e o deste ano. Pesquisei e cheguei à conclusão que o aumento médio dos produtos era de 40%. Depois relembrando outros dados recentemente divulgados, tais como luz (70%), gasolina (30%) e outros componentes que tiveram no mínimo 10%, cheguei à conclusão da irrealidade daqueles dados. Será que os economistas são contratados na Argentina, pois naquele país o governo divulga um índice e o real é 4 vezes maior?  As contas não fecham.

(Iria de Sá Dodde, via e-mail)


Quem pagará a conta?

O panelaço é uma manifestação justa de um povo que não está satisfeito com uma situação política. Devemos sempre evitar a violência verbal e física nestas manifestações.

Não sabemos exatamente o que significa o ajuste fiscal que a presidente fala. Mas se for arrocho salarial, aumento dos juros e retirada de direitos trabalhistas, nós, brasileiros, não aceitaremos. Porém se for economia nas contas públicas, diminuição de privilégios no governo, Executivo, Legislativo e Judiciário, nós promoveremos. Vamos ver quem vai pagar a conta do ajuste fiscal: o povo sofrido ou os privilegiados de Brasília. É hora de ver quem desviou o dinheiro público e fazê-los devolver aos cofres da União. Assim teremos ajustes fiscais.

(Paulo R. Girão Lessa, via e-mail) 


Câmara aprova projeto que regula terceirização

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (7), com 316 votos favoráveis, regime de urgência para o projeto de lei que regulamenta contratos de terceirização, e já na quarta-feira (8) o texto principal seria votado em plenário sem passar por comissões. Atualmente as empresas operam meio no escuro nessa área, pois existe somente uma pequena regulamentação criada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), que origina diferentes interpretações entre o que é chamada atividade-meio, e atividade-fim da empresa. Este projeto que está em vias de aprovação pela Câmara Federal elimina de vez as tais atividades “meio ou fim” e permite que empresas contratem trabalhadores terceirizados para qualquer função. Acabou o tempo que a empresa fabricava desde o parafuso até o automóvel, ou empresa verticalizada como era chamada. No mundo atual, as empresas criam cadeias de fornecedores e a produção fica horizontalizada, aumentando assim a competitividade, o que é um avanço e tanto para as indústrias brasileiras.

(Edgard Gobbi, via e-mail) 


Cracolândia

Na Praça da Sé em São Paulo, o crime corre a torto e a direito, vendem-se desde passaporte, RG, CPF, Carteira de Habilitação, diploma de universidades até CD’s com dados pessoais de todas as autoridades brasileiras. Lá havia um posto da Polícia Militar... Havia, foi tirado. A Cracolândia do governador Alckmin e do prefeito Haddad, sim, deles, está crescendo a cada dia e protegida pela Guarda Civil Metropolitana. Lá está funcionando de vento em popa o comércio de crack, cocaína, heroína, maconha e lá estão os traficantes nacionais e internacionais para quem quiser ver... É o governo do PSDB? Do PT? Não! É a falta de coragem dos homens públicos deste País que, tanto aqui como no Rio de Janeiro, Recife, Alagoas e outras cidades, borram as calças quando saem de seus carros blindados e se distanciam de seus seguranças. E a população... A população que se exploda!

(Jatiacy Francisco da Silva, via e-mail)


Simve

O serviço de interesse militar voluntário do Estado, deixou algumas lições: a Constituição e a lei devem ser cumpridas, não só pelo cidadão, também por todos os governantes e entes federados. Não se pode, por mais forte que seja o desejo de vencer e fazer, passar por cima da legislação; vale as sábias palavras de Rui Barbosa, que fora da lei não há salvação.

O governo de Goiás usa a morosidade da Justiça para exercer um serviço que, além de ilegal, estabelece remuneração diferente na mesma categoria, provocando uma injustiça na corporação, que infelizmente, por dificuldades, estes voluntários têm que se sujeitar.

Com esta decisão, a lei voltará a ser estabelecida e fica este contraexemplo de Goiás para o País, quando recusou o concurso público como acesso ao serviço estadual.

(Alcione Peleja, via e-mail)


Ratos etc

Quem dera nossos políticos se comparassem aos ratinhos soltos na sessão da CPI onde um "rato" humano iria depor e mentir ao vivo para o povo brasileiro. Os hamsters, como são conhecidos aqueles roedores, não são nocivos. São considerados animais de estimação e são úteis como cobaias de laboratório, propiciando muitas descobertas no campo da Medicina. Não preciso nem entrar em maiores considerações. Eles não mereciam ser soltos naquele ambiente podre.

(Iria de Sá Dodde, via e-mail)


Ao grande desbravador

Quero, com a intensidade de sempre, parabenizá-lo, meu caro Batista Custódio, nesta data em que chega aos 80 anos de idade, desejando a você muita alegria de viver, com saúde e a disposição costumeira. Que continue a guiá-lo o bastão da criatividade e do idealismo de um ser antenado com o seu tempo, não lhe faltando a astúcia e sagacidade do empreendedor de ideias.

Receba o meu caloroso abraço.

Parabéns e felicidades!

(Jayro Rodrigues, via e-mail)


A CPI da Petrobras

Dirigindo-se aos deputados que  questionavam o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, na Comissão Parlamentar de Inquérito que apura irregularidades na Petrobras, o deputado Hugo Motta, presidente da comissão, disse aos deputados: “Será que os eleitores de vossas excelências estão satisfeitos com o comportamento dos senhores?” Deputado Hugo Motta, fique tranquilo,  nós eleitores prometemos a resposta para o dia 12 de abril quando iremos às ruas  de todo o País dizer o que estamos pensando realmente dos poderes Legislativo, Executivo e do nosso STF.

(Leônidas Marques, via e-mail)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias