Home / Política

POLÍTICA

Política nacional influencia maré de políticos em Goiás

Geralmente as eleições majoritárias não têm efeito sobre os estados. Porém, neste exato momento, os movimentos que ocorrem lá em Brasília, estão mexendo no tabuleiro goiano para 2022. O fato mais recente é a filiação do presidente Bolsonaro ao PL, que deve ocorrer amanhã, dia 30. No PL goiano estava tudo pronto para receber o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido) com garantias que ele disputasse o governo, mas, em entrevista, o presidente disse que deseja um militar como candidato, neste caso, o deputado federal Vitor Hugo. O principal motivo para que Bolsonaro decidisse por interferir nas decisões do PL em Goiás foi a proximidade de siglas de esquerda ao projeto de Mendanha para o ano que vem. Nas pesquisas de opinião, o Bolsonarismo ainda mantém uma base cristalizada de 24%, o que pode ter inflado os números de adversários à reeleição de Ronaldo Caiado o que influenciou pesquisas locais recentes (o bolsonarismo goiano ainda se ressente das divergências nas medidas de restrição no combate à covid 19). Outro fato são as pesquisas nacionais apontarem o ex-presidente Lula como líder nas intenções de voto, o que deixa a oposição ao atual governo estadual, que é de direita, a manter estratégia de tentar embarcar em “alguma onda Lulista”- Ronaldo Caiado é um opositor histórico do PT e de Lula (o ex-presidente já prometeu que o PT destacou Goiás como prioridade na luta contra a direita). Como se vê, poucas vezes na história, a política nacional teve tanta influência em Goiás. Dor de cabeça para políticos e marqueteiros que não podem menosprezar este cenário, principalmente depois de 2018, quando as expectativas de muitos analistas experientes não corresponderam com o resultado das urnas.

Fio Direto

Mutirão
Governador Ronaldo Caiado (DEM) vai comandar o Mutirão Iris Rezende, nos dias 11 e 12 de dezembro, no bairro Independência, em Aparecida de Goiânia.

Gratidão
Em todos os discursos e entrevistas, a advogada Ana Paula Rezende Craveiro reconhece a gratidão da família de Rezende pela relação próxima dedicada pelo governador Ronaldo Caiado ao ex-prefeito de Goiânia.

Pode disputar
Pedro Sales, presidente da Goinfra e da Agehab, sinaliza que poderá disputar mandato à Câmara Federal nas eleições do ano que vem. Ele é filiado ao DEM.

Encontro
Tudo indica que Daniel Vilela e Rogério Cruz terão encontro ainda este ano para superar divergências políticas e promover a reaproximação do MDB e Republicanos.

Novo rumo
O Prefeito Gustavo Mendanha revela que estuda ingresso em um desses partidos: PL, Podemos e Pros. Decisão será tomada em fevereiro.

Agitação
A filiação do presidente Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (30), traz intensa movimentação no Partido Liberal em todos os estados, inclusive Goiás.

Dória
O governador de São Paulo, João Dória, venceu as prévias contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, por 53,99% a 44,66% e será candidato à presidência pelo PSDB. A diferença é considerada pequena e apresenta possibilidade de racha no ninho tucano para 2022.

Dória II
Já são três prévias vencidas por Dória dentro do PSDB: em 2016, 2018 e agora, 2021. Porém, essas vitórias não representam, em si, que está reunindo o partido em seu projeto, mas, que seu poder na sigla segue ampliando distâncias entre líderes tucanos.

Estratégia diferente
Para 2022, a previsão é de que pouco mais de cinco partidos vão concentrar os principais candidatos a deputado federal. O desafio é superar o coeficiente de 180 mil votos (em Goiás). Os pré-candidatos estão preferindo a formação de blocos que alcancem, pelo menos, 500 mil votos.

Mais difícil
Ficou mais complicado para “novatos no congresso e na assembleia” a disputa de 2022: com orçamento impositivo, deputados federais e estaduais estão em vantagem. Fica difícil, para quem não tem mandato, atrair prefeitos para um projeto novo.

Daniel abre canal para reconciliação com Cruz
O presidente estadual do MDB, Daniel Vilela (foto), abriu canal de reconciliação com o prefeito de Goiânia Rogério Cruz, visando aliança com o Republicanos nas eleições de 2022. José Firmino, chefe de gabinete do prefeito, é a ponte para a aproximação. Daniel está distante do Paço Municipal desde quando o MDB entregou 21 cargos a Rogério Cruz, em abril último.

Linha cruzada

Apesar das últimas reuniões, é muito possível que a base Bolsonarista em Goiás se divida em, pelo menos, dois grupos.

Uma ala política e outra digital disputam o título de legítima representante de Bolsonaro em Goiás.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias