Home / Política

POLÍTICA

Rafael Lara é eleito presidente da OAB Goiás com 39% dos votos

O advogado Rafael Lara Martins, da chapa Compromisso OAB, é o presidente eleito para o triênio 2022-2024 da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO). Com 7.279 votos recebidos em todo o Estado, Lara obteve mais de 39,57% da preferência da advocacia goiana, que compareceu aos 115 locais de votação nesta sexta-feira, 19, para a escolha da chapa vencedora das eleições estaduais. Além da seccional, também foram eleitas as diretorias das subseções goianas, da Caixa de Assistência dos Advogados (Casag) e os membros dos Conselhos Seccional e Federal da OAB. No total, 18.966 advogados e advogadas goianos votaram nestas eleições.

Rafael Lara e os colegas da chapa Compromisso OAB comemoram a vitória na Casa do Compromisso. Ele falou de sua satisfação e responsabilidade com o resultado. "Ganhamos! A advocacia reconhece um trabalho sério, um trabalho honesto, uma campanha limpa, uma campanha voltada pra propostas, uma campanha pra advocacia. Hoje é um dia de muito comemorar, estamos muito muito felizes. E amanhã já passou a eleição, a advocacia não pode se partir, não existe número, não existe cor, não existe chapa, queremos e seremos uma gestão e serei um presidente pra toda a advocacia. Nós teremos sempre compromisso com a advocacia, independente de eleições e eleições acabam hoje", disse.

Seccional

Para o presidente eleito, o resultado nas urnas é reflexo de um trabalho de avanços iniciado em 2016 com a gestão do atual presidente Lúcio Flávio de Paiva. "Nós revolucionamos a Ordem e agora, com muita criatividade, com muita força de trabalho e de olho no futuro que se avizinha nesse momento difícil da advocacia, eu tenho certeza que a nossa chapa eleita vai continuar preservando as conquistas e fazer ainda muito mais por toda a advocacia de Goiás", disse Lara, que reforçou, ainda, dois de seus principais compromissos de campanha: a defesa das prerrogativas do advogado e o combate ao alto valor das custas judiciais cartorárias no Estado.

A secretária-geral eleita pela chapa Compromisso OAB, Talita Hayasaki, fez questão de destacar que, como advogada de Goiatuba, está honrada pela conquista de um cargo tão importante. "Nunca fomos tão reconhecidos em toda nossa história. E essa é uma das milhares de razões que demonstram o compromisso da nossa chapa com toda a advocacia do estado. Trabalharemos incansavelmente pela defesa das nossas prerrogativas e dos direitos de cada cidadão", contou Hayasaki.

Fernanda Terra, secretária-geral adjunta, explica qual será o seu papel na Ordem conforme suas atribuições regimentais. "Na corregedoria, o nosso padrão será sempre a ética, a sobriedade e a agilidade; nas comissões, pretendemos ampliar e potencializar o alcance das mesmas para que o advogado tenha acesso ao que há de mais moderno, mais ágil e melhor para sua advocacia; e, por fim, nos recursos humanos, teremos um tratamento especial para aqueles que estão conosco servindo a essa nobre profissão", esclareceu.

Conselho Federal

O atual presidente Lúcio Flávio, que ocupa o cargo até o final de 2021, foi eleito para o Conselho Federal e afirma que pretende continuar contribuindo para a advocacia com mais trabalho e com a experiência construída ao longo de seis anos de presidência na OAB Goiás. "Conheço a advocacia goiana e brasileira, tenho condições de contribuir lá em Brasília para que a gente possa melhorar a atuação da OAB em nível nacional. E termino essa longa caminhada, que fecha um ciclo de mandato e um ciclo também eleitoral muito importante, feliz com as entregas, porque eu acredito que entregamos à advocacia aquilo que ela esperava", avaliou Lúcio Flávio.

A também conselheira federal eleita para os próximos três anos Ariana Garcia afirma que há muito a se fazer pela advocacia pública e pela mulher advogada. "Pela advocacia publicista também, mas nunca vou abandonar a causa da mulher, porque ela tá internalizada dentro de mim, dentro do meu coração. Então eu tenho certeza que essas serão as minhas pontes de acesso no Conselho Federal com a advocacia", explicou Garcia.

Casag

Jacó Coelho, presidente da Casag, se diz muito feliz com o resultado e conta que estava confiante. "Estou muito animado e feliz com esse resultado. Eu estava confiante na nossa vitória porque sei que a nossa chapa estava em ascensão, por fruto de todo o trabalho que a nossa gestão desenvolveu nos dois últimos seis anos na OAB Goiás", disse o presidente eleito da Casag.

Rodrigo de Moura Guedes será o novo tesoureiro da Casag a partir de 2022. Ele afirmou que o compromisso para o próximo triênio é "fazer a melhor e mais responsável gestão financeira dos recursos que estão à disposição da advocacia goiana".

ESA-GO

Antonia Chaveiro foi eleita diretora-geral da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO) e disse que pretende expandir a qualificação da profissão advocatícia. "Os advogados e advogadas de todo o estado de Goiás serão contemplados com atualização profissional, porque é uma classe que nunca para de estudar. Então, vamos intensificar os cursos para a advocacia", revelou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias