Home / Política

POLÍTICA

Naves: “Prefeitos querem novo mandato para Caiado”

Diferente de 2018, quando candidatos ‘outsider’ venceram em diversos estados a diversos cargos eletivos – governador, senador, deputado federal e deputado estadual - as eleições de 2022 devem ter predominância dos políticos tradicionais com fortes respaldo de bases municipais. Outsider é a pessoa que não pertence a um grupo político determinado e aparecem nas eleições como francos favoritos. A chapa de 2022 terá Ronaldo Caiado (DEM) como candidato à reeleição e Daniel Vilela (MDB) como companheiro para vice-governador.

O governador Ronaldo Caiado (DEM), que vai concorrer à reeleição, consolida bases municipalistas, com o respaldo de 190 prefeitos, de diversos partidos, em todo o estado. Após vencer as eleições em 2018 com o apoio de apenas 14 prefeitos, Caiado muda o cenário para o pleito do próximo ano: tem força base municipalista, envolvendo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, primeira-damas, ex-prefeitos e dirigentes partidários.
Desde janeiro do ano passado, o governador tem reunido grupos de prefeitos, nas cidades que visita, para discutir as parcerias administrativas e, na oportunidade, espontaneamente, os gestores municipais hipotecam apoio a novo mandato do democrata.

Um dado curioso: prefeitos da oposição de 2018 – PSDB, MDB, PSD, Republicanos, Patriota e Progressistas – também se manifestam a favor da reeleição de Caiado, independente dos posicionamentos das direções estaduais. Justificam que Caiado tem sido “aliado” dos municípios, discute prioridades de obras e não tem não exige filiação de quem quer que seja.

“Nós, prefeitos, somos gratos a Ronaldo Caiado, que trabalha muito em favor dos municípios”

O prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB), presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), diz que Ronaldo Caiado vai passar para a história como o governador que conquistou o apoio do maior número de chefes de executivos municipais. “Os prefeitos formarão uma sólida base eleitoral para Caiado em 2022. Por que isso? Por que o governador tem atuado como municipalista”.

Para Haroldo Naves, contar com o respaldo de um “exército” de gestores municipais no palanque é ter a garantia de que alcançará resultado expressivo nas urnas. “Caiado recebe prefeitos, vai aos municípios, dialoga na hora de definir prioridades de obras”.

O prefeito de Goianira, Carlão Andrade (DEM), presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) destaca que o governador Ronaldo Caiado inova ao abrir o Palácio das Esmeraldas para os prefeitos. “Caiado é um governador que dialoga, que ouve os prefeitos, seja eles da situação ou da oposição. E os resultados estão aí: o governador tem altos índices de popularidade”.

Inovação
Os prefeitos elogiam a iniciativa de Ronaldo Caiado de promover encontros, nas cidades, para a discussão das prioridades das ações do governo do estado. “Caiado, de forma democrática, debate com os prefeitos as obras que cada cidade deve receber. Isso só aumenta a empatia e simpatia dos prefeitos em relação ao seu governo”, diz o secretário estadual de Governo, Ernesto Roller.

O prefeito de Jataí, Humberto Machado (MDB) , também confirma o seu engajamento em favor da reeleição do governador Ronaldo Caiado. “Vamos percorrer os municípios da região Sudoeste, principalmente, para mostrar a importância de novo mandato de governador para Caiado”.

A prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares (Podemos) diz que nenhum governador fez tanto pelas regiões Norte e Nordeste do Estado quanto Ronaldo Caiado. “Caiado e Gracinha priorizaram as ações voltadas para a inclusão social, com assistência a famílias carentes, mães, crianças, adolescentes e idosos necessitados”.

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves (Progressistas), também destaca o trabalho administrativo desenvolvido por Ronaldo Caiado em Goiás. “O governador tem sensibilidade social, ouve os prefeitos e investe na geração de empregos e renda. Anápolis é uma cidade que recebeu do governo Caiado benefícios de infraestrutura fundamentais para o desenvolvimento econômico e social”.

O deputado Bruno Peixoto (MDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, disse que os prefeitos o procuram para antecipar apoio à reeleição de Ronaldo Caiado. “Todos os prefeitos com os quais tenho conversado dizem que o governador precisa de novo mandato para concluir a sua obra administrativa. Eles deixam claro que estarão ao lado de Caiado na campanha eleitoral de 2022”.

“Não é o momento de Gustavo Mendanha”, diz Paulo do Vale

O prefeito de Rio Vede, Paulo do Vale (DEM) afirmou que “não é o momento de Gustavo Mendanha”, numa referência a uma possível candidatura do prefeito de Aparecida de Goiânia ao governo de Goiás. “Gustavo está fazendo e dando continuidade a um excelente trabalho que Maguito [Vilela] deixou em Aparecida e tem que terminar o mandato como prefeito”, disse, em entrevista à rádio Sagres 730.

O prefeito, que foi companheiro de Mendanha no MDB, sustentou que o pré-candidato será cobrado pela população de Aparecida de Goiânia se renunciar ao mandato faltando dois anos e noves meses para a conclusão da gestão. “Gustavo será cobrado pela população de Aparecida, esse é o sentimento que a população – pelo menos em Rio Verde – tem com relação ao candidato que larga um cargo de prefeito e vai ser candidato a deputado federal, vice-governador ou governador. Espero que Mendanha continue administrando Aparecida até o final do mandato”.

Aliança DEM/MDB
O prefeito de Rio Verde destacou que o governador Ronaldo Caiado acertou em fechar acordo do DEM e MDB para as eleições de outubro deste ano, com a indicação de Daniel Vilela como candidato a vice-governador. “A chegada do MDB é muito bem vista, agrega muito. São, historicamente, duas forças antagônicas que hoje estão juntas para trabalhar por Goiás, se unindo em favor da população de Goiás e é isso que nos motiva”, afirmou.

Sobre o posicionamento de outros políticos caiadistas que ainda se opõem à aliança, em função da escolha de Daniel Vilela como vice, Paulo do Vale disse respeitar, porque cada um tem uma situação diferente. “Agora, se tem alguns problemas locais, isso vai sendo lapidado, resolvido”, disse à Sagres 730.

Fica no cargo
Sobre a alternativa de deixar a prefeitura de Rio Verde para buscar outro cargo em 2022, Paulo do Vale reforçou a declaração de continuidade e descartou a possibilidade. “Eu fiz o compromisso, na reeleição, de ficar os quatro anos, administrar Rio Verde até 2024 e é isso que vou fazer. Eu não sou carreirista. Você começa como prefeito, faz dois anos e quer sair, já quer ser governador, não. Acho que a população votou em mim para ficar os quatro anos, ser prefeito de Rio Verde”, encerrou.

Paulo do Vale: apoio à chapa Ronaldo Caiado/Daniel Vilela

O prefeito destacou que as lideranças politicas – governador, senadores, deputados federais e estaduais, presidente da Assembleia Legislativa têm atuado em defesa dos interesses da população rio-verdense, com a liberação de recursos dos governos federal e estadual para a execução de obras na cidade. “A harmonia política do estado contribui para que os recursos cheguem a Rio Verde e possamos promover o desenvolvimento da cidade”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias