Home / Política

POLÍTICA

Pesquisa Serpes/Acieg mexe com futuro e aponta incertezas da oposição

Depois de quase três anos sem uma pesquisa pública, o primeiro levantamento do Instituto Serpes, contratado pela Acieg, deu uma sacudida no meio político goiano. Os números mexem na disputa, principalmente, na oposição, onde os dois principais nomes, Gustavo Mendanha, prefeito de Aparecida de Goiânia e Marconi Perillo, governador por quatro mandatos, aparecem tecnicamente empatados. Mendanha ainda não definiu o partido em que vai disputar a eleição e Perillo qual cargo que pretende pleitear. O fato mais evidente neste cenário que os números apresentam é um provável reajuste de prioridades nos grupos Marconistas e Gustavistas. Veja bem: até julho de 2021, o Marconismo havia se aproximado do prefeito de Aparecida por força da orfandade gerada pelo distanciamento do ex-governador, que foi para São Paulo e se afastou das articulações políticas regulares. Com a Serpes, aliados de Perillo devem voltar para órbita do ex-governador, lugar onde sentem-se mais confortáveis: porém, gerando pressão sobre ele, que se vê praticamente obrigado a disputar a eleição para o governo, bem mais complicada que a vaga ao senado, devido aos desgastes - no entanto, é uma oportunidade para "zerar" corrosões políticas para 2024 ou 2026. Gustavo, que havia herdado o marconismo órfão e parte do bolsonarismo insatisfeito com as medidas de combate a pandemia de coronavírus (adotadas pelo governo Caiado) era tido como único nome viável da oposição, todavia cometeu dois erros de timing: Primeiro, se afastou do posicionamento nacional, o que gerou desgastes junto ao Bolsonarismo e em seguida, optou pelo Bolsonarismo no momento de mais profundo desgaste do presidente, sem estar filiado ao PL, absorvendo insatisfação do eleitorado progressista, exposta na sredes sociais de grandes veículos de comunicação. O momento é de reajustes.

Fio Direto

Pesquisa
Ar de tibieza tomou conta do QG de Gustavo Mendanha, após a divulgação da pesquisa Serpes/Acieg, em que o prefeito aparece em terceiro lugar na corrida ao Palácio das Esmeraldas.

Indeciso
Após um ano de pré-campanha, Mendanha não consegue consolidar uma legenda de peso para sustentar o seu projeto eleitoral majoritário em 2022. Nas mãos, até agora, apenas o Podemos e o PTC.

Delegado Waldir
O parlamentar não se impressionou com os números da pesquisa Serpes/Acieg e garante que tem potencial eleitoral para uma disputa ao senado. Outro detalhe foi o nome da cartela "Waldir Soares." Ele frisa: "o eleitor conhece Delegado Waldir."

Catalão
O presidente do MDB, Daniel Vilela, visitou o prefeito de Catalão, Adib Elias, para buscar uma reaproximação com o grupo catalano. O encontro foi marcado por cordialidade de ambos, porém, as exigências para reatarem as relações são consideradas relativamente duras.

Catalão II
Para retomar as relações, foram pedidos os comandos do MDB de Catalão e mais 20 cidades do Sudeste goiano: de Orizona a Três Ranchos. As articulações seguem durante esta semana.

Antivacinas
O número absurdo de fake news envolvendo a vacinação contra a covid19 segue induzindo a população ao erro: Há dezenas de pré-candidatos a cargos eletivos se utilizando deste expediente para seduzir votos de radicais de direita.

Os 20%
Este ano, 20% de radicais ideológicos darão muita dor de cabeça para marketeiros e coordenadores políticos em todo Brasil. É um grupo muito ativo na rua e nas redes sociais, capazes de criar falsas sensações de onda.


Foi pra casa
O empresário Jânio Darrot, ex-prefeito de Trindade, “jogou a toalha”, ou seja, desistiu de concorrer ao governo de Goiás este ano. O Patriota, de Jorcelino Braga, inicia conversações na direção de Gustavo Mendanha;

Novo titular
Jornalista e empresário Gean Carvalho deverá ter encontro com Caiado, neste início de semana, para definir se assumirá ou não a Secretaria de Comunicação (Secom) do Estado.

Nova função
Jornalista Tony Carlo, que deixou a Secom, foi nomeado por Caiado para a assessoria especial do Governador, cargo vinculado à Secretaria Geral da Governadoria.

Marconi: alta rejeição para disputa ao governo

O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) reaparece no cenário político com altos índices de rejeição junto ao eleitorado goiano. 25,3% dos pesquisados pelo Serpes/Acieg disseram que não votariam de jeito nenhum no tucano para governador. Ele sofre maior resistência no grupo de eleitores de 30 a 49 anos (27,7%), e com nível superior (34%). O ex-governador só vai definir qual candidatura irá postular este ano somente no período das convenções partidárias - de 20 de julho a 5 de agosto. Até lá, vai conversar, conversar e conversar.

Linha cruzada

· Senador Luiz do Carmo entrega carta, nesta segunda-feira (31) ao presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, em que anuncia sua desfiliação do partido. Deve migrar para o PSC.


· Procurador de justiça Benedito Torres Neto assume a presidência da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) na terça-feira (1°), às 19 horas. Benedito vai para seu quinto mandato à frente da AGMP.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias