Home / Política

POLÍTICA

Prefeita de Bela Vista de Goiás Nárcia Kelly faz balanço e projeta futuro

A Prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly (PP) esteve no DM Entrevista e fez um balanço sobre o primeiro ano após a sua reeleição. Ela falou também sobre projetos que foram implantados por sua gestão e sobre o que projeta para o futuro do município e para a população Bela Vistense.

A gestora destacou que nesse primeiro ano após ser reeleita prefeita da cidade, a busca foi pela retomada da economia da cidade, e que para isso a proposta envolvia cinco eixos. Entre os eixos citados pela prefeita estão: Auxílio Emergencial Municipal, o qual beneficiou mil famílias, e que só poderia ser gasto no comércio da cidade, o que movimentou a economia de Bela Vista, geração de empregos, apoio psicológico as famílias na situação de vulnerabilidade durante a pandemia e a profissionalização.

"Foram mais de R$ 2 milhões investidos para auxiliar essas famílias. E todas as famílias beneficiarias do AME receberam cursos profissionalizantes, é um requisito para que a pessoa possa ter direito ao cartão. Então o AME não é simplesmente um projeto de transferência de renda, é muito maior do que isso, é para que aquela pessoa em situação de vulnerabilidade possa ter uma nova oportunidade de recomeçar e iniciar um novo ofício através dos cursos profissionalizantes ofertados para elas nas mais determinadas áreas. De modo a fazer aquilo que todos nós , que eu como prefeita quero para a população de Bela Vista, que é viver do suor do seu próprio trabalho, que tenham o seu emprego", salienta.

Nárcia Kelly afirmou que mais de 15 obras foram inauguradas durante a pandemia

A Prefeita afirmou que mesmo durante a pandemia mais de 15 obras foram inauguradas no ano passado, e entre elas está a obra do Horto Florestal. Além das obras inauguradas em 2021, outros projetos foram implementados na cidade, como o de melhoramento genético, o qual será gratuito para a Prefeitura.

"Nós lançamos novos projetos para os produtores rurais de Bela Vista, como o de melhoramento genético, que serão 2200 vacas empregadas com embrião de melhoramento genético, que vai aumentar a produção de leite na pequena propriedade e ainda reduzir os custos. E tudo isso 0800 para a Prefeitura e estamos fazendo isso na certeza de que isso vai ajudar muitas famílias que moram no meio, a ganhar um pouquinho mais", comenta.

Uma das propostas para ser implementada e que a Prefeita quer inaugurar ainda este ano, é o projeto do Sussuapara que segundo Nárcia ela sonha com ele há muito tempo e que o mesmo só será possível por meio de muitas parcerias. "Ele vai ser feito às margens do rio Sá, que corta Bela Vista e vai passar por dentro da cidade e se ligar ao Horto Florestal, que eu falei no início da entrevista. Serão sete quilômetros quadrados e outros três quilômetros comprimento do Parque. Esse Parque vai ter lazer e entretenimento para a família bela vistense, de educação ambiental, tudo voltado para a parte de turismo de Bela Vista de Goiás que vem desenvolvendo o projeto", ressalta.

Nárcia ressaltou ainda que o desenvolvimento da cidade tem atraído diversos empreendimentos de condomínios horizontais, e que isso representa um ganho para o município. "Nós temos o leite Piracanjuba que é uma das maiores empresas do nosso país, que gera emprego lá e várias outras empresas que também estão lá. E a gente sabe que quem tá aqui em Goiânia, quer ter uma chácara em Bela vista por vários motivos, como estar na região metropolitana, por ter pista duplicada, pela beleza da cidade. Então Bela Vista é uma cidade promissora hoje, a gente tem praticamente 32 mil habitantes conforme os dados do último Censo, e assim o nosso governo tem o plano diretor que fala sobre esse crescimento, mas um crescimento ordenado", comenta.

Empreendimentos horizontais e sua chegada a Bela Vista de Goiás

A gestora afirma que o fato desses empreendimentos chegarem ao município, propicia que novos empregos sejam gerados na cidade, e que vai gerar renda para Bela Vista. De acordo com Nárcia a empresa que tem interesse em fazer um empreendimento na cidade, ela tem que dar uma contrapartida, a qual vai auxiliar a Prefeitura investir na cidade, para trazer melhorias para o povo de Bela Vista.A prefeita pontuou ainda que o projeto do plano diretor foi encaminhado para a Câmara Municipal da cidade, e que acredita que na primeira sessão do mês de fevereiro, a proposta deve ser votada pelos vereadores de Bela Vista.

Nárcia comenta também que recebeu o apelido de Nárcia Praça, pois, conforme a gestora que cidadão não quer uma praça no seu bairro. E pontuou que o fato de fazer praças contribuiu para aumentar a questão da segurança em alguns bairros da cidade. "Quando você chega em uma cidade e vê uma cidade limpa, iluminada, organizada, com a população usufruindo das praças e equipamentos an rua, o bandido está se escondendo. Agora quando você chega em um setor, onde a população não tem coragem de ir para rua porque está sujo, escuro, abandonado, ai os bandidos atacam. Então o embelezamento de Bela vista não é simplesmente uma questão estética, mas sim de qualidade de vida, melhoria da segurança e valorização quem visita Bela Vista, e de quem é da região".

Outras ações foram voltadas para modernização do trânsito da cidade, principalmente na praça central da cidade, com a remoção dos bloquetes, e a implementação do asfalto na região. De acordo com a prefeita desde o primeiro mandato, isso tem sido feito no município, principalmente nas bielas que ficam no centro de Bela Vista.

"Nós estamos com Belas escolas as quais foram reformadas e tiveram a sua ampliação em toda a rede municipal de Bela Vista. Trabalhamos também para implementar elas de formas interativas, climatizar as salas de aulas, colocando mobiliário dentro das salas que antes não tinham e quer eram necessários para os professores. Nós vamos continuar investindo no lanche para as crianças, em dar um transporte de qualidade e um ambiente amoroso, caloroso, e confortável com profissionais qualificados para receber as nossas crianças", pontua.

Vacinação das crianças contra Covid-19 e investimento na Saúde

Em relação a vacinação das crianças, a Prefeita afirmou que tem um cronograma preparado e que depois que os pequenos estiverem vacinados eles vão retornar às aulas. Nárcia afirmou que também iria seguir a determinação estadual para fazer a vacinação das crianças de Bela Vista de Goiás.

A gestora afirmou também que conseguiu ampliar a equipe médica que trabalha na cidade, e falou ainda sobre a possibilidade de adotar algumas restrições no município em função da H1N1, Flurona, H3N2 e Covid-19. "Bela vista não é diferente de outras regiões do país, mas graças a Deus nós temos um dos maiores hospitais do estado de Goiás, que nós construímos na nossa primeira gestão, com recursos próprios, o Hospital Antônio Batista da Silva, lá a gente conta com 52 leitos, e tomamos medidas para minimizar esse problema. Para você ter uma ideia eu estava conversando com o diretor do hospital, Dr. Ronaldo, a gente faz quase 400 atendimentos em cada período de 12 horas, então com as medidas que nós adotamos, estamos fazendo cerca de mil atendimentos diários, isso contado com o hospital e as 10 unidades básicas de saúde e o centro de especialidade, que é uma unidade sentinela", narra.

Conforme a prefeita as unidades em sua maioria contam com quatro médicos e trabalham 24h e que nos momentos de pico esse número passa a ser cinco, e que houve um investimento também para que a equipe de enfermagem fosse maior. Nárcia afirmou ainda que a tendência é ampliar, ou melhor, dobrar a capacidade de atendimento da unidade sentinela, e assim ter duas equipes médicas para atender naquela unidade.

Para dar sequência ao programa de imunização Nárcia afirmou que vai colocar a vacinação diariamente nos postos de saúde de Bela Vista, e em horários especiais. No entanto, ela lembra que para fazer isso, vai depender da quantidade de vacinas que vai receber do estado.

"Bela Vista tem um decreto em vigor, e estamos estudando, porém existe essa possibilidade sim de medidas mais restritivas. Não quero fechar comércio, a gente quer manter tudo em funcionamento. A gente sabe o quando é importante você ter saúde, e com fé em Deus isso não vai ser necessário".

A Prefeita de Bela Vista encerra ao afirmar que esse ano é fundamental para a cidade, pois tem grandes projetos em desenvolvimento, como de ter uma saúde qualidade, retomar a economia e continuar a valorização do produtor rural.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias