Home / Política

POLÍTICA

Pesquisas apontam disputa acirrada entre Lula e Bolsonaro

Pesquisa PoderData realizada entre os dias 10 e 12 já apresenta os efeitos da retirada do nome do ex-juiz Sérgio Moro (UB) da disputa presidencial. Por mais que ele diga que não desistiu do processo, os passos que Moro deu na direção do seu projeto eleitoral criou barreiras entre os dirigentes do Podemos e do União Brasil. Mas, o que se lê na pesquisa desta semana? Justamente a migração de votos de Moro para os pré-candidatos Jair Bolsonaro (PL) e João Dória (PSDB), com vantagem para o atual presidente no contexto geral, que encostou em Lula (PT), reduzindo para cinco pontos a diferença neste levantamento. Já o ex-governador paulista dobrou seu desempenho, saindo de 3% para 6%. Lula tem 40% das intenções de voto e Bolsonaro 35%, a menor distância entre os dois desde novembro de 2021. Porém, vale lembrar que esta pesquisa reflete o humor do eleitor nos primeiros dias deste mês, durante o fechamento das janelas de filiação e descompatibilização. As pesquisas após a Semana Santa são bastante aguardadas, já que vão refletir as turbulências vividas pelos dois principais adversários esta semana. Há uma tendência de leves desgastes na imagem de ambos, o que pode deixar o eleitor propenso a migrar para o grupo de indecisos e dar um pequeno fôlego para terceira via, ainda em busca de um discurso que seja realmente sedutor para um público ainda pequeno. Ciro Gomes (PDT) que pontua com 7% neste levantamento, tenta tirar proveito dos improvisos que Lula e Bolsonaro estão acostumados em seus discursos e estão sendo bastante explorados por seus adversários nas redes sociais. No entanto, vale ressaltar, o cenário ainda é de forte polarização.

Fio Direto

Novo secretário
No próximo dia 18, o governador Ronaldo Caiado empossará o novo titular da secretaria estadual e saúde, o médico Sandro Rogério Rodrigues Batista, na sede da Escola de Saúde, no Jardim Santo Antônio.

Novo secretário II
Dr. Sandro Rogério é professor Assistente do Serviço de Medicina Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutor em Ciências da Saúde. Ele ocupava a superintendência de Ação Integrada à Saúde.

Semipresidencialismo
Se depender de Arthur Lyra (PP-AL), a partir de 2030, o Brasil teria um primeiro-ministro escolhido, preferencialmente, de um dos membros do Congresso nacional. Já foi, inclusive, criado um grupo de trabalho para apresentar a proposta de emenda constitucional.

Semipresidencialismo II
Na proposta o presidente ainda teria poder para destituir o Congresso em caso de grave crise política e institucional e seria o chefe supremo das forças armadas, mas, que governaria de fato, seria alguém escolhido dentro do parlamento.

Semipresidencialismo III
Seria uma forma do todo-poderoso centrão, assumir de vez, o comando do país, ao invés de ter que pressionar cada novo governo, a exemplo do ocorrido com Lula em 2004 e Jair Bolsonaro em 2021.

Semipresidencialismo IV
Aliás, o Congresso teria opções menos traumáticas para administrar crises com presidentes pouco afeitos a coalização, como ocorreu com Fernando Collor e Dilma Rousseff, ambos, alvo de impeachment.

Presidente
Pouco mais de cinco anos atrás, Luciano Bivar (UB) era o modesto presidente do pequeno PSL. Ele chegou a disputar a presidência da república na eleição de 2006 e obteve 62.064 votos.

Presidente II
Hoje, Bivar preside o quarto maior partido do país, o União Brasil: quando era PSL, foi vitaminado pela onda Bolsonarista de 2018, saltando de 16 deputados federais para mais de 70 e depois, se fundindo ao DEM, que brindou a sigla com nomes históricos da política brasileira.

Presidente III
Agora, Luciano Bivar é pré-candidato à presidência com uma estrutura que conta com governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores em uma das mais capilarizadas siglas partidárias do país.

Adriano Rocha Lima deve assumir Secom do Estado

Rocha Lima é um técnico multitarefa, com formação em engenharia pela PUC-RJ, ele possui MBA em Planejamento Estratégico de Redes pela Telia Academy Kalmar da Suécia e Administração Executiva de Negócios na Coppead/UFRJ.

Com mestrado em filosofia, também pela UFRJ, possuí conhecimento em áreas de comunicação e tecnologia da informação, o que lhe dá excelente bagagem para desempenhar as funções na Secom.

Gean Carvalho, também excelente profissional, deixou a secretaria para tratar de assuntos pessoais, mas estará envolvido na campanha de reeleição do governador Ronaldo Caiado.

Linha cruzada

Líder politico e líder LGBTQI+ em Itaberaí Warley Barbosa, é pré-candidato a deputado Estadual pelo MDB, e fará dobradinha com o empresário Márcio Correia do MDB de Anápolis para deputado Federal.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias