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Pablo Marçal aposta no eleitorado jovem e cristão

O goiano Pablo Marçal (Pros), palestrante e vendedor de cursos motivacionais na internet, assegurou a seu partido que sua pré-candidatura à Presidência da República é séria e que ele está disposto a se manter na corrida presidencial. Ele é natural de Goiânia (GO).

Com foco nos jovens e cristãos, Marçal está convencido de que pode arrebatar esse nicho do eleitorado e se viabilizar como a principal opção da chamada terceira via. E conta com apoios dentro para viabilizar sua candidatura dentro do Pros – partido que indicava apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Com mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais, Marçal ganhou notoriedade além da internet em janeiro, depois de se perder com outras 30 pessoas no Pico do Marins (SP), na Serra da Mantiqueira. A atividade na montanha fazia parte de um de seus cursos de motivação; e o grupo que ele conduzia teve de ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros devido às más condições do tempo no local.

Com discursos religiosos e frases de motivação, o coach cresceu como influenciador digital transmitindo ideias de crescimento "pessoal" e econômico

A força nas mídias sociais é a principal aposta de Marçal e do Pros na tentativa de viabilizar sua candidatura à Presidência. Com discursos religiosos e frases de motivação, o coach cresceu como influenciador digital transmitindo ideias de crescimento "pessoal" e econômico. Impulsionado pelo público majoritariamente jovem das redes sociais, ele construiu um discurso que tem influenciado o público mais jovem e cristão. Não à toa, ele vende cursos que podem chegar até a R$ 3 mil e tem esse público como principal consumidor do conteúdo que produz.

“Novo cristão”
Em uma eleição tão polarizada, a estratégia de Marçal é atrair votos do que perfil que alguns no Pros classificam como o "novo cristão", o jovem que tem interesse em crescimento econômico e pessoal. "O Pablo vai arrebatar esse nicho e a campanha dele é meio que já voltada para o jovem cristão", destaca um interlocutor da executiva nacional do partido que apoia a candidatura do "coach da montanha".

O Pros planeja trabalhar a imagem do influenciador digital Pablo Marçal como um legítimo outsider – ou seja, alguém que não é da política. Internamente no partido, ele é apontado como um "jovem empreendedor" que quer ingressar na política com as propostas de crescimento e prosperidade para toda a população no cenário pós-pandemia, especialmente os jovens.

"Ele surgiu no período da pandemia quando todo mundo estava na casa e sem esperança do que podia fazer para um crescimento pessoal. E ele passou a palavra da construção pessoal, de você pegar o seu destino e construir ele", diz um interlocutor do presidente nacional do Pros, Marcus Holanda.

Pablo Marcal nega que projeto seja um "balão de ensaio" apenas elevar o capital político do Pros numa negociação de apoio a outro candidato na eleição presidencial

A estratégia para se viabilizar no curtíssimo prazo é apostar em um discurso com propostas para o brasileiro que enfrentou o período da pandemia e busca crescimento econômico em um mercado com novas propostas e modelos de trabalho, como o home office. A ideia, portanto, é propor estímulos ao que seria a "revolução" do trabalho no Brasil.

"A campanha dele é meio que já voltada para o jovem. As redes sociais, hoje, são uma busca constante das pessoas que buscam o conteúdo de diversão e das pessoas que buscam pelo conteúdo da política e crescimento pessoal, que é o conteúdo dele, voltado ao cristão. Na busca por esse conteúdo, as pessoas criaram muitos personagens fortes desse tipo, como a pessoa que é o Pablo Marçal hoje", diz um interlocutor do Pros.

O objetivo de Marçal e do Pros é de que, com esse discurso, eles consigam ter muita sensibilidade para buscar o eleitor indeciso, que é analisado na legenda como um voto conservador e de família cristã desacreditado com a política atual, mas que preza pelo crescimento pessoal e busca por uma renovação política.

Mobilização
O Pros está disposto a encampar a pré-candidatura de Pablo Marçal pelo menos até o período das convenções partidárias, que começa em 20 de julho e vai até 5 de agosto. Enquanto isso, o partido sustenta que ele terá o respaldo para se viabilizar e representar a legenda na corrida presidencial.
Por esse motivo, representantes da legenda rechaçam que a pré-candidatura seja um "balão de ensaio" político para apenas elevar o capital político do Pros numa negociação de apoio a outro candidato na eleição presidencial. "Não entendo que seja [um balão de ensaio]. Não é como se ele tivesse lançado [a pré-candidatura] sem nenhuma ação envolvida. Ele lançou, marcou uma ação em São Paulo, encheu o Estádio Barueri e está marcando outros eventos", diz um influente político do PROS.

O representante do Pros fala em referência ao evento de lançamento da pré-candidatura de Marçal, em que ele reuniu cerca de 15 mil pessoas em um estádio de futebol em Barueri (SP) cobrando um ingresso de aproximadamente R$ 50. "Político levar 15 mil, 20 mil pessoas a um evento pagando ingresso não é algo que me parece um balão de ensaio. Ele não precisaria se predispor a isso. É um cara financeiramente bem resolvido. É milionário, pelo que falam. Tem seu avião e helicóptero particular", diz um dirigente do PROS.

Outro fator que agrada lideranças do Pros é o fato de que a pré-candidatura de Marçal não vai consumir os recursos do fundo eleitoral do partido. O influenciador digital arrecadou R$ 1 milhão para a sua pré-candidatura e, no partido, é dito que ele está disposto a financiar sua candidatura eleitoral com recursos próprios. Ou seja, as verbas públicas destinadas à legenda poderiam custear outras candidaturas, algo que agrada a cúpula da legenda.

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