Home / Política

POLÍTICA

TJGO bate recorde e atinge mais de dois milhões de atos no primeiro semestre

“O Tribunal de Justiça de Goiás atingiu um patamar que merece ser comemorado e merece ser considerado em relação à produtividade e à celeridade da prestação jurisdicional.” A frase do presidente do TJGO, desembargador Carlos França, pronunciada durante a posse dos novos juízes substitutos em segundo grau, nesta terça-feira (26), pode ser comprovada com números. A evolução na quantidade de sentenças e acórdãos, despachos, decisões e audiências chega a 50%.

De janeiro a junho deste ano, segundo dados da Diretoria de Estatística e Ciência de Dados do TJGO, mais de 2 milhões de atos já foram praticados, sendo produzidos mais de um milhão de despachos; 835 mil decisões; 466 mil sentenças e acórdãos e realizadas quase 459 mil audiências. Na comparação com o mesmo período de 2021, o percentual mostra uma evolução de 27% tanto no número de sentenças e acórdãos quanto no de decisões e de 7% nos despachos.

Já em relação aos anos anteriores, 2020 e 2019, o acréscimo é ainda maior. Segundo o relatório da Diretoria de Estatística e Ciência de Dados, o número de decisões de magistradas e magistrados em 2022 é 50% superior ao de 2019; e o de sentenças e acórdãos proferidos subiu 35% em relação ao mesmo ano. Na comparação com 2020, esse aumento foi de 39% nas decisões e 36% em sentenças e acórdãos.

O relatório também demonstra uma evolução no número de audiências realizadas: de 17% em relação a 2021 e de 27% se comparado a 2020.

“Esses números comprovam o trabalho incansável das magistradas e magistrados de primeiro grau, julgadores do segundo grau, a atuação dos juízes substitutos em segundo grau e dos servidores do Poder Judiciário goiano. E quem ganha com tudo isso é a sociedade, porque todo o nosso trabalho, sempre, é direcionado à sociedade e ao jurisdicionado, com a fundamental participação dos atores do sistema de Justiça”, destacou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, para quem “esses dados só aumentam a nossa responsabilidade no sentido de continuar avançando e entregando uma prestação jurisdicional cada vez mais célere”. (Texto: Daniela Becker / Artes: Wendel Reis - Centro de Comunicação Social do TJGO).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias