Home / Política

POLÍTICA

Com 55,1% dos votos válidos, Caiado vence no primeiro turno

O instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta segunda-feira (08/08) levantamento de intenção de votos que mostra a situação eleitoral para o governo de Goiás. Na estimulada, aquela em que é apresentada ao entrevistado uma cartela com os nomes dos candidatos, o governador Ronaldo Caiado, candidato à reeleição, lidera com folga a disputa com 46,1% das intenções de voto, 21,2 pontos porcentuais distante do segundo colocado.

Gustavo Mendanha (Patriota)

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota) tem 24,9% da preferência do eleitor, em segundo lugar. Em terceiro aparece o pré-candidato do PL, o deputado federal Major Vitor Hugo, com 9% das menções estimuladas; seguido do ex-reitor da PUC-Goiás Wolmir Amado (PT), com 1,7% das intenções de voto.

Completam a lista Cintia Dias (Psol), com 0,7%; Edgar Diniz (Novo), com 0,5%; André Antônio Ferreira (Pros), que foi citado por 0,3% dos eleitores; e Helga Martins, que somou também 0,3% das intenções de voto. Brancos, nulos e o eleitores que não souberam responder somam 16,4%. A pré-candidatura do Prós foi retirada posteriormente.

Em relação ao último levantamento divulgado pelo mesmo instituto no mês de junho, os números se mantiveram estáveis no cenário estimulado. Caiado oscilou 0,5 ponto porcentual e Gustavo Mendanha perdeu 0,9 ponto. As variações estão dentro da margem de erro da pesquisa, de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Votos válidos

Considerando apenas os votos válidos, excluindo brancos, nulos e eleitores que não responderam, se a eleição fosse hoje, o governador Ronaldo Caiado seria reeleito já no primeiro turno com 55,1% dos votos, de acordo com a Paraná Pesquisas.

Major Vitor Hugo (PL)

Distante 25,3 pontos porcentuais de Ronaldo Caiado, Gustavo Mendanha soma 29,8% dos votos válidos. Em terceiro lugar, Major Vitor Hugo marca 11%. Juntos, os demais candidatos ao governo de Goiás registram 4,1% dos válidos.

Espontânea

Na simulação espontânea, quando a pesquisa é feita sem que seja apresentada uma cartela com os nomes dos candidatos, Ronaldo Caiado cresceu 5 pontos porcentuais na comparação com o levantamento de junho, de 14,5% para 19,5%, acima, portanto, da margem de erro do levantamento.

Em segundo lugar, Gustavo Mendanha oscilou 0,7 ponto para cima. O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia passou de 6,6% em junho, para 7,3% neste levantamento. O deputado federal Major Vitor Hugo tem 3,5% das intenções de votos espontâneas. Wolmir Amado é lembrado por 0,2%. Dos eleitores, 61,9% apontou preferência na espontânea.

A Paraná Pesquisas ouviu 1.540 eleitores em 58 municípios goianos entre os dias 03 a 07 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança do estudo é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o nº GO-07374/2022.

Ronaldo Caiado aparece em primeiro lugar em todas as pesquisas realizadas até agora, por diversos institutos, com ampla possibilidade de vitória já no primeiro turno, na corrida ao Palácio das Esmeraldas.

Lissauer oficializado coordenador da campanha à reeleição do governador

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás Lissauer Vieira (PSD) foi oficializado na manhã desta segunda-feira, 08, coordenador-geral da campanha à reeleição do governador Ronaldo Caiado (UB). O anúncio foi realizado durante ato no diretório estadual do PSD, em Goiânia.

Segundo o líder do Poder Legislativo, o trabalho à frente do grupo que visa reeleger Caiado será pautado, sobretudo, pelo diálogo, convergência de ideias e pelo fortalecimento das parcerias.

“Tenho certeza de que, com o respeito dos auxiliares do governador Ronaldo Caiado e de todas as pessoas que trabalham em sua linha política, eu não terei dificuldade de convergir, de dialogar e de agregar cada vez mais. Chegou o momento de colhermos os frutos de tudo aquilo que foi plantado ao longo desses anos. Goiás está preparado para um salto ainda maior de desenvolvimento e estamos aqui para isso, para somar forças e vencer essas eleições no primeiro turno”, ressaltou Lissauer.

Enaltecendo a conduta e a competência política de Lissauer Vieira, o presidente estadual do PSD, Vilmar Rocha, afirmou que a liderança da campanha do governador Ronaldo Caiado estará em “excelentes mãos”. E completou: “Não tem ninguém mais bem posicionado e qualificado no momento para ser o coordenador-geral dessa campanha. Tenho a plena certeza de que o presidente Lissauer fará um excelente trabalho”, disse.

Já o governador Ronaldo Caiado destacou a forte capacidade de aglutinação e liderança do presidente da Alego. Segundo ele, “um político que sabe somar”. “Nós temos que fazer política para somar e o presidente Lissauer faz isso muito bem com a sua habilidade, um dom concedido por Deus a ele. O coordenador é a peça principal de uma campanha eleitoral, é ele quem dita os rumos a serem seguidos. Por isso, eu quero deixar aqui o meu muito obrigado a você, Lissauer, por aceitar essa missão e por, mais uma vez, contribuir com o nosso estado. Essa parceria enobrece a nossa caminhada”, declarou.

Lissauer Vieira, Ronaldo Caiado, Vilmar Rocha e Daniel Vilela na sede do PSD

Trajetória política

Lissauer Vieira está no exercício do terceiro mandato como deputado estadual, representando a região Sudoeste do Estado. Agropecuarista em Rio Verde, ele ocupa a presidência da Assembleia Legislativa pelo segunda vez.

No início do ano, Lissauer admitiu concorrer à Câmara Federal nas eleições deste ano, mas com o falecimento de seu pai, refluiu do projeto. Em razão de apelo da direção estadual do PSD, parlamentares e prefeitos, Lissauer colocou seu nome coo pré-candidato ao Senado, mas também refluiu. Agora, apoia a candidatura do ex-deputado federal Vilmar Rocha, que postula vaga ao Senado pelo PSD.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias