Home / Política

POLÍTICA

Delegado da PF pede prisão da cúpula da corporação

Bruno Calandrini, delegado da Polícia Federal, pediu ao STF a prisão de membros da cúpula do órgão. Calandrini acredita que houve interferência nas investigações do caso do escândalo do MEC. A ministra Carmem Lúcia é a relatora do inquérito que está em curso no Supremo Tribunal Federal (STF).

Cronologia

Em março, o Estadão revelou que pastores sem cargo no governo atuavam como intermediários de verba pública no MEC. Logo depois disso, soube-se que o presidente Jair Bolsonaro havia avisado o então ministro da Educação, Milton Ribeiro, da possibilidade de Milton ser alvo de busca e apreensão. Posteriormente, Ribeiro foi preso em Santos na operação Acesso Pago, da PF.

Suspeita de interferência

No dia 22 de junho, Ribeiro foi preso no litoral paulista e o delegado Bruno Calandrini pediu sua transferência para Brasília. O Pedido não foi atendido e, já no dia seguinte, o desembargador Ney Bello deferiu liminar que cassou a prisão preventiva.

De acordo com o delegado da Polícia Federal, a corporação deu tratamento diferenciado ao ex-ministro e, por isso, o pedido de prisão de membros da cúpula do órgão.

Repercussão

Dentro da PF o pedido de prisão deixou membros da corporação indignados. Poucos acreditam que a ministra vá acolher o pedido, mas, por outro lado, nenhum deles sabe ao certo o que embasa a petição apresentada ao Supremo. Bruno não submeteu o pedido a seus superiores por questões óbvias.

Represálias?

Segundo alguns de seus colegas, Calandrini pode responder por abuso de autoridade se não justificar seus motivos. Um delegado disse a seguinte frase: "quero ver quem vai cumprir", porque se Carmem Lúcia deferir o pedido, a prisão deverá ser realizada por policiais da própria PF.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias