Home / Política

POLÍTICA

Ismael será o candidato da saúde, dizem secretários municipais

Por Hélmiton Prateado

O candidato a deputado federal por Goiás, Ismael Alexandrino, se reuniu na noite de quarta-feira com um expressivo número de secretários municipais de saúde e formou uma frente de apoios para ser o representante deles na Câmara Federal. Ismael teve sua candidatura registrada no TRE-GO pelo PSD e é candidato pela base política do governador Ronaldo Caiado.

Gestores municipais da saúde de diferentes regiões de Goiás manifestaram a necessidade da área ser representada por quem conhece do sistema público de saúde, tenha flexibilidade política para atuar em nível nacional e seja respeitado por todos para receber um mandato.

O médico Rafael Leandro de Mendonça, titular da pasta da saúde em Águas Lindas, a ideia é bancar uma representação forte no Congresso Nacional visando fortalecer o SUS (Sistema Único de Saúde) e defender políticas voltadas para a saúde pública no Parlamento.

“É fundamental organizarmos uma frente que tenha um representante da saúde que conheça a área, entenda de gestão pública da saúde e exerça uma liderança no setor para avançar na defesa da saúde pública e dos profissionais da saúde”, frisou.

Antes disso a secretária de Planaltina de Goiás, Daniela Borges, endossou a união dos colegas em torno do nome de Ismael Alexandrino e fez coro ao movimento de fortalecimento da representação no Congresso. Seu colega de Águas Lindas ressaltou o perfil de Ismael Alexandrino como conhecedor do sistema de saúde e de gestor eficiente. “No início da Pandemia eu estava no Ministério da Saúde e pude atestar que Ismael desempenhou papel que serviu de exemplo para outros Estados do Brasil, conduzindo com liderança e conhecimento o enfrentamento à Pandemia do Covid-19. Tudo isso o credencia plenamente como nosso representante no Congresso Nacional”.

Ismael Alexandrino ouviu do secretário municipal de saúde de Rio Quente, André Luiz um testemunho do seu comprometimento para com a saúde de Goiás e do sucesso que foi a descentralização da saúde. “Lembro um dia que o Ismael foi lá em Morrinhos e ele nos disse que iria construir uma UTI aqui. Cheguei a dizer que ele era doido, mas que seriamos parceiros. Na região não tinha sequer um leito de UTI estadual e municipal. Hoje, temos dez unidades em Morrinhos e mais de 30 em Itumbiara. Isso é descentralizar”, afirmou.

A secretária de Chapadão do Céu e presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, Verônica Savatin, destacou o valor de Ismael Alexandrino como gestor da saúde do Estado. “Não tem como nós, que trabalhamos com saúde, que enfrentamos vulnerabilidades extremas o tempo todo, não valorizar uma pessoa que diante da pandemia arrasou em tudo que fez à frente da Secretaria Estadual de Saúde”.

Ismael Alexandrino criticou a legislação que atualmente rege os gestores municipais de saúde em todo País e reafirmou seu compromisso de atuar firmemente para fortalecer o SUS e fazer os benefícios chegarem aos municípios. “Uma legislação ruim na saúde significa perder vidas. Aprendi a duras penas que as leis no Brasil são péssimas, anacrônicas. Constatei isso na pandemia. Quem foi gestor, ordenador de despesa nesse período se esbarrou na burocracia, nas leis que regem a execução na saúde”.

Ele ressaltou o trabalho unificado e harmônico com os gestores municipais para reafirmar as conquistas conseguidas. “Sabemos que essa união fortalece a saúde e beneficia os cidadãos. Nossa meta é manter o que foi construído e fazer sempre mais e melhor para nossa gente”, finalizou.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias