Home / Saúde

SAÚDE

OMS aponta bacon, presunto e salsicha como alimentos cancerígenos 

Especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmaram, na manhã desta segunda-feira, que comer carne processada pode causar câncer do intestino em humanos. Eles também disseram que a carne vermelha é uma provável causadora da doença. Eles divulgaram descobertas que devem acirrar o debate sobre os méritos de uma dieta baseada em carne.

A Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (IARC), que analisa os mais variados suspeitos de causar câncer, como químicos, variadas formas de radiação, agentes físicos e biológicos, colocou produtos como salsichas, linguiças, presunto e bacon em sua lista do grupo 1, que já inclui o tabaco, amianto e fumaça de diesel, para os quais já existe "evidência suficiente" de ligação com o câncer.

"Para um indivíduo, o risco de desenvolver câncer colorretal em razão do consumo de carne processada permanece pequeno, mas esse risco aumenta com a quantidade de carne consumida", disse Kurt Straif, chefe de programa do IARC, em comunicado.

A carne vermelha -- classificação dentro da qual estão a bovina, ovina e suína -- foi classificada como um carcinógeno "provável" e entrou na lista do grupo 2A, que contém o glifosato, princípio ativo de muitos herbicidas.

A classificação menos agressiva para a carne vermelha é reflexo de "evidências limitadas" de que ela causa câncer. O IARC descobriu ligações principalmente com o câncer de intestino, mas também percebeu associações com tumores no pâncreas e na próstata.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias