Home / Saúde

SAÚDE

Tuberculose mata tanto quanto a Aids, segundo OMS

Em relatório divulgado nesta quarta-feira (29), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que, pela primeira vez, as infecções de tuberculose competem com as de HIV/Aids como a principal causa de mortes por doenças infecciosas.

A organização informou que 1,1 milhão de pessoas morreram da doença em 2014, enquanto que no mesmo período, a Aids matou 1,2 milhão no mundo todo, incluindo 400 mil pessoas que foram infectadas com as doenças.

Segundo o diretor do programa de tuberculose da OMS, Mario Raviglione, o relatório reflete os grandes ganhos em acesso ao tratamento contra o HIV na última década, o que auxiliou várias pessoas infectadas a sobreviver, Mas também mostrou as disparidades no financiamentos relacionado às duas doenças.

Raviglione afirma que " boa notícia é que a intervenção contra a tuberculose salvou cerca de 43 milhões de vidas desde 2000". Mas, uma vez que a maioria dos casos pode ser tratado com êxito, o índice de mortes continua "inaceitavelmente alto", segundo ele.

O relatório tem informações de 205 países e territórios sobre todos os aspectos da doença, e inclui formas resistentes a medicamentos, pesquisa e financiamento.

Entre os 480 mil casos identificados de tuberculose resistente a medicamentos no ano passado - uma superbactéria da doença que resiste às duas mais potentes drogas conta a enfermidade - somente uma em quatro foi diagnosticado.

De acordo com a diretora interina do Médicos sem Fronteiras, Grania Bridgen, o relatório "deve servir como um chamado de alerta de que muito trabalho ainda é necessário ser feito para reduzir os danos dessa doença antiga, mas curável".

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias