Home / Saúde

SAÚDE

Cientistas revelam novo distúrbio cerebral em adultos ligado ao zika vírus

Encefalomielite disseminada aguda (Adem), uma síndrome autoimune que foi revelada por cientistas brasileiros como um novo distúrbio cerebral em adultos associado ao zika vírus. A síndrome acontece como consequência de uma infecção e provoca inchaço do cérebro e da espinha dorsal.

A Adem deteriora a mielina, uma proteção que envolve as fibras nervosas, causando fraqueza, dormência e perda de equilíbrio e da visão. Os sintomas são semelhantes aos de esclerose múltipla. O zika vírus já estava associado a outro distúrbio autoimune como a síndrome de Guillain-Barré, que atinge os nervos periféricos do cérebro e da espinha dorsal.

O que os cientistas brasileiros descobriram é que o zika vírus pode provocar também um ataque imune contra o sistema nervoso central, acrescentando mais um dano neurológico associado ao vírus. Nessa lista de danos, já consta possibilidade de causar microcefalia em recém nascidos, apesar de que provas conclusivas podem levar um tempo para serem produzidas.

Em comunicado, a doutora Maria Lúcia Brito, neurologista do Hospital da Restauração, em Recife (PE), afirma que mesmo se tratando de um estudo pequeno, ele pode servir de evidência de que o vírus tem efeitos diversos sobre o cérebro. O estudo analisou o caso de 151 pacientes do hospital entre dezembro de 2014 e junho de 2015.

Seis pacientes analisados desenvolveram sintomas com distúrbios auto imunes. Dentre eles, quatro manifestaram Guillain-Barré e em dois, o Adem. Todos os pacientes tiveram resultado positivo para zika e tiveram efeitos prolongados mesmo recebendo alta do hospital, sendo que cinco deles apresentaram disfunção motora, um apresentou problemas de visão e outro declínio cognitivo.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias