Home / Saúde

SAÚDE

EUA detecta infecção bacteriana super-resistente a antibióticos

Estudos realizados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos divulgaram o primeiro caso confirmado de uma infecção bacteriana que apresentou resistência a todos os tipos de antibióticos disponíveis para tratamento.

O CDC informou que uma mulher da Pensilvânia de 49 anos, recebeu atendimento médico apresentando uma infecção urinária causada por uma cepa de bactérias conhecidas como Escherichia coli, ou E coli, que é eliminada através das fezes.

A partir daí o Centro de Controle fez testes com a bactéria que mostrou ser resistente até mesmo a antibióticos reservados para “superbactérias”.

A resistência aos antibióticos é vista como um problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS), uma vez que infecções bacterianas são responsáveis por milhares de mortes em diferentes regiões do globo.

A OMS explica que a presença de superbactérias em ambientes hospitalares pode colocar procedimentos simples em risco, assim como cirurgias e atendimentos mais graves.

Especialistas afirmam que o surgimento de bactérias super-resistentes se dá através do uso indiscriminado de antibióticos, além disso, companhias farmacêuticas pesquisam a todo tempo, novos medicamentos contra cepas resistentes, mas ainda não se chegou à resultados definitivos.

Além disso, a OMS em maio do ano passado, definiu um plano de ação para combater a resistência aos antimicrobianos, o que inclui antifúngicos e antibióticos.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias