Home / Saúde

SAÚDE

Meditação e Reiki passam a integrar procedimentos do SUS; outras terapias também foram contempladas

A meditação é uma técnica milenar, muito utilizada e difundida no mundo inteiro como uma prática que traz bem estar ao corpo e a mente. Nos últimos tempos ela e outras terapias tem ganhado força como forma de tratamento complementar.

Agora a tendência é que se popularize ainda mais. Isso porque o Brasil incorporou ao Sistema Único de Saúde (SUS) algumas práticas integrativas como a meditação, a arteterapia e o Reiki. Agora eles fazem parte dos procedimentos oferecidos gratuitamente pelo SUS.

Musicoterapia, tratamento naturopático, tratamento osteopático e quiropraxia também foram incluídos na portaria do Ministério da Saúde e passam a fazer parte da Tabela de Procedimentos do SUS na categoria de "ações de promoção e prevenção em saúde".

Outras práticas integrativas já eram oferecidas pelo SUS, como práticas corporais em medicina tradicional chinesa, terapia comunitária, dança circular, ioga, oficina de massagem, auriculoterapia, massoterapia e tratamento termal, e continuam disponíveis.

A novidade foi publicada nesta sexta-feira (13) no Diário Oficial da União.

A reportagem sintetizou alguns conceitos a respeito dos novos tratamentos. Se você ainda não os conhece, pesquise mais a respeito antes de tentar realizar um deles e consulte profissionais habilitados.

Arteterapia

Essa terapia faz uso da arte como parte do processo terapêutico.

Meditação

Consiste em práticas de reflexão, ponderação e concentração mental com o objetivo de harmonizar o estado de paciente.

Musicoterapia

Utiliza elementos da música empregadas no tratamento de problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos.

Tratamento naturopático

É uma especialidade da Medicina Tradicional que tem como objetivo repor o estado de saúde por meio de produtos, técnicas e métodos naturais.

Tratamento osteopático

É uma terapia que utiliza várias técnicas terapêuticas manuais como a manipulação do sistema musculoesquelético (ossos, músculos e, articulações) para ajudar no tratamento de doenças, sem o uso de remédios ou cirurgias.

Tratamento quiroprático

É uma terapia que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral.

Reiki

é um sistema natural que por meio da  imposição das mãos harmoniza e repõe a energia que mantém ou recupera a saúde.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias