Home / Saúde

SAÚDE

Projeto treina funcionários para o combate de criadouros do Aedes aegypti em obras de Goiânia

Foto:Reprodução/Prefeitura de Goiânia


Um projeto criado pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) treinou funcionários para fiscalizar semanalmente os canteiros de obras de Goiânia em combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti nos prédios em construção.

Segundo a entidade, a iniciativa batizada de "Caçador de Aedes aegypti" que estimula a caça ao transmissor da dengue, zika e chikungunya, será realizada inicialmente por seis meses, no período chuvoso.

Durante as vistorias, os funcionários apresentarão relatórios mensais até abril de 2018, quando a Seconci e a SMS vão apresentar um balanço de toda a ação, que pode servir de parâmetro para a redução dos criadouros do mosquito nos anos posteriores.

Segundo a assistente social do Seconci e coordenadora do projeto, Joicielly Oliveira Lopes Pimenta, “sempre houve uma preocupação nas obras com o combate ao mosquito. O que fizemos agora foi intensificar esse cuidado, pensando na saúde dos nossos colaboradores, já que o vírus da dengue tipo 2, que é ainda mais grave, está circulando novamente”, explicou em entrevista à TV Anhanguera.

Fiscalização

Nos canteiros de obras, os funcionários treinados devem verificar locais como fossos de elevadores, caixas d’água, piscinas, lajes, tambores, betoneiras, assim como lixos deixados nas construções.

O tratamento é feito com o uso de cloro na água que estiver acumulada, retirando o lixo, limpando algumas áreas e até instalando telas para que os mosquitos não consigam entrar.

A Seconci informou que os prédios onde forem encontrados criadouros ou focos do mosquito podem ser multados em R$ 20 mil e destaca que focos em piscinas aumentam o valor da multa.

Além de mediar o contato entre as construtoras e a SMS, o Seconci Goiás irá fornecer o material educativo impresso que será distribuído nas obras.

Com informações do G1/Goiás e da Prefeitura da Goiânia.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias