Home / Saúde

SAÚDE

Secretaria de Saúde divulga 14 bairros com risco de epidemia de dengue em Goiânia

A prefeitura de Goiânia divulgou a lista dos bairros com maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue. Quanto maior a presença do mosquito em uma determinada região, maiores são os riscos de uma epidemia.

Em entrevista ao G1, a superintende de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim explicou que nos bairros aonde há o risco de epidemia está ocorrendo uma inspeção geral.

“Estamos fazendo uma força-tarefa nestes bairros. Todos os imóveis, sem exceção, serão visitados. Estamos terminando o mapeamento de todas as casas fechadas que estão com imobiliárias e aquelas que estão abandonadas. Além disto, estamos fazendo a borrifação com inseticidas em locais que estão com casos notificados”.

Segundo a superintendente, quando o índice de infestação do Aedes aegypti está abaixo de 1%, significa que o local não corre o risco de sofrer um surto ou epidemia de dengue. Se o índice estiver entre 1% e 3% a situação é de alerta.

Nos casos em que o índice é superior a 4% há o risco de epidemia, em Goiânia, foram identificados 14 bairros nesta situação.

O Centro e o Setor Aeroporto são os que apresentam o maior risco de epidemia, no topo da lista eles trazem o índice de infestação de 7,51%.

A superintendente explicou que nestes locais, aonde há o risco de epidemia, as ações de combate ao Aedes aegypti serão potencializadas.

“Isso ajuda a gente a potencializar as ações em locais onde há um risco maior."

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias