Home / Saúde

SAÚDE

Escolas públicas de Goiás recebem campanha de vacinação contra HPV e meningite C

Foto:Divulgação/Ministério da Saúde


Nos meses de março e abril, a Secretaria de Saúde de Goiás promove uma campanha de vacinação contra HPV e meningite C nas escolas públicas do estado. Segundo a pasta, a imunização será realizada em 954 instituições de ensino e as unidades municipais também estão incluídas no cronograma.

Ao todo, são oferecidas 42 mil doses das vacinas que devem atender crianças e adolescentes com idades entre 9 e 14 anos.

Em entrevista à TV Anhanguera, a gerente de Imunização e Rede de Frio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), Clécia Vecci, informou que a ação ocorre nas escolas como estratégia para ampliar a imunização, uma vez que nem todos têm o hábito de ir às unidades de saúde para tomarem as vacinas.

Além disso, ressaltou que “nas escolas é mais acessível para os adolescentes e há também um trabalho educativo que é realizado sobre a importância da vacina e os riscos das doenças causadas pelo HPV. Então a cobertura tem um alcance maior e a campanha atinge o objetivo de imunizar e prevenir seu público alvo, além de alertar os adolescentes das doenças”.

Caso os pais ou responsáveis não autorizem a vacinação da criança e/ou adolescente, orienta-se que os mesmos assinem e encaminhem à instituição de ensino o “Termo de Recusa de Vacinação contra HPV”, distribuídos pelas escolas antes do início da campanha.

Vecci explica que adolescentes que completarem 15 anos e estão com o esquema incompleto para HPV pode se vacinar, mediante a apresentação do cartão de vacinas.

Ela ressalta que os adolescentes devem tomar a primeira dose da vacina HPV ao 14 anos e a segunda dose, deverá ser administrada dentro de um intervalo mínimo de 6 meses, ou máximo de até 12 meses.

A campanha já começou em escolas de Trindade. Em Aparecida de Goiânia, a previsão é de que ela comece no próximo dia 12 e na capital, a imunização deve ocorrer em abril.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias