Home / Saúde

SAÚDE

Novo medicamento para prevenção do AVC é aprovado pela Anvisa

Foi aprovado nesta terça-feira (06/02), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um novo medicamento capaz de evitar a coagulação do sangue e, deste modo, previne condições como o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O remédio denominado Lixiana (edoxabana), pode prevenir também embolia pulmonar e trombose venosa condições causadas por pequenos coágulos que impedem a passagem do sangue.

A Edoxabana faz parte da classe de novos anticoagulantes que passaram a ser pesquisados por volta dos anos 2000. O medicamento se une a um composto que coagula o sangue (fator Xa), e impede sua ação.

Diferenças

As chamadas terapias de ação direta (como este novo medicamento) agem diretamente no fator, o que não ocorria com Terapias da geração anterior, como a comum varfarina (utilizada há mais de 50 anos), que possui ação indireta já que atua sobre a vitamina K.

Ao contrário das drogas antigas, as terapias atuais não interagem com a alimentação, o que aumenta a eficácia do produto.

Lixiana é produzida pela empresa de origem japonesa Daiichi Sankyio, sendo aprovada em 2011 no Japão e em 2015 nos Estados Unidos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias