Home / Saúde

SAÚDE

Médicos fazem alerta sobre novo desafio da internet de aspirar camisinha pelo nariz

Um novo desafio na internet voltou à ressaltar os limites do que se deve fazer conseguir likes e visualizações. Nas últimas semanas o desafio de aspirar uma camisinha pelo nariz até ela sair pela boca, conhecido pelo hashtag #CondomSnortingChallenge (desafio de tragar camisinha, em tradução livre do inglês) começou a ganhar novos aptos.

No entanto, médicos estão preocupados porque pode causar danos à região do nariz e da garganta e, em alguns casos, levar à morte. A reportagem conversou com um otorrinolaringologista para informar sobre os perigos dessa prática.

“Na minha opinião, o maior risco é, durante o processo, a pessoa aspirar o preservativo e ele ir para a via aérea inferior, na região da laringe ou da traqueia, a ponto de obstruir a passagem de ar e a pessoa ter uma parada respiratória, podendo levar a óbito”, falou Fábio Lorenzetti, otorrinolaringologista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.

Apesar da brincadeira ganhar mais adeptos atualmente, não é a primeira vez que ela ocorre. Existem relados de pessoas que aderiram ao desafio em 2007 e, em 2013, ele também voltou a ser praticado após um youtuber posta o desafio na rede.

O médico pontuou vários riscos que a pratica têm, entre eles estão, o risco de fragmentos do preservativo ficar presos em alguma região do nariz e isso ocasionar uma infecção local ou irritação e o perigo de causar ferimentos à mucosa da garganta ou do nariz, o que ocasionaria sangramento.

Outros desafios para ganhar likes ganharam espaço recentemente, mas é necessário ter consciência que não é necessário correr riscos para conseguir mais visualizações nas redes sociais.

(Foto/Divulgação)

Com informações do Estadão

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias