Home / Saúde

SAÚDE

Secretaria de Saúde de Goiânia elabora Plano de Contingência para prevenção contra Sarampo

Um plano de contingência para prevenção de Sarampo foi apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), na manhã desta sexta-feira, 09. De acordo com a diretoria de Vigilância em Saúde, o plano visa estabelecer estratégias para melhoria de coberturas vacinais, notificação, bloqueio e identificação de novos casos e assim prevenir contra um possível surto em Goiânia.

Em 2019, foram registradas oito notificações de casos suspeitos de sarampo. Destes, seis já foram descartados e dois continuam sob investigação, sendo que um dos casos apresenta forte suspeita de confirmação da doença. O primeiro exame foi confirmado, mas é preciso fazer o segundo exame após 15 dias para confirmação definitiva.

O possível caso é de um homem de 45 anos que viajou para São Paulo e voltou com os sintomas da doença. Em Goiânia, entre as faixas etárias com menores coberturas estão as crianças de um a cinco anos com 85% de cobertura vacinal e adolescentes e adultos de 15 a 29 anos com 36% de cobertura.

Por esse motivo, esses grupos são considerados prioritários, visto que, a cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95% da população. ''As crianças de um a cinco anos são prioritárias devido a chance de agravamento, e os jovens e adultos de 15 a 29 anos também, devido a baixa cobertura'', explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim.

É importante ressaltar que, são consideradas vacinadas e protegidas as pessoas de 1 a 29 anos que tiverem registradas no cartão duas doses de vacina tríplice/ou tetra viral e pessoas de 30 a 49 anos uma dose de tríplice viral.

A Secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué, explica que a prefeitura reforçou as ações de prevenção ( plano de contingência) para que Goiânia não tenha surto da doença. ''Estamos monitorando cada caso suspeito e com um trabalho reforçado em várias frentes de atuação para que todos estejam protegidos com a vacina e assim reduzir a possibilidade de casos de sarampo''.

Entre as estratégias apresentadas no plano de contingência para melhoria das coberturas vacinais estão:

  • Monitorar, atingir e manter 95% de cobertura vacinal e 70% de homogeneidade para as duas doses da vacina contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, contempladas no calendário de rotina;
  • Divulgação em site institucional a lista das salas de vacina sediadas no município de Goiânia, com endereço, telefone e horários de funcionamento.
  • Promover a vacinação de todos os colaboradores (sem comprovação de vacinação ou imunidade contra sarampo e rubéola), de hospitais pediátricos e maternidades prioritariamente.
  • Identificar fluxos migratórios do exterior (chegada de estrangeiros) e fluxos internos (movimentos de grupos populacionais) em cada município, a fim de facilitar o acesso aos serviços de vacinação, de acordo com o calendário nacional de vacinação.( já em andamento em parceria com a Faculdade de Enfermagem da UFG)
  • Busca ativa de faltosos com os agentes comunitários de saúde e equipes da estratégia saúde da família;
  • Busca ativa nas salas de espera das unidades de saúde de pessoas elegíveis para vacinação, não vacinadas.
  • Busca ativa de adultos nos Mutirões da prefeitura para atualização do cartão vacinal. (Já iniciado desde julho nos mutirões)
  • Vacinação itinerante para regiões com baixa cobertura vacinal sem unidades de estratégia de saúde da família próxima, em parceria com o conselho Regional de Enfermagem que disponibilizará o COREN- GO Móvel.
  • Foram vacinados seletivamente 1200 trabalhadores de serviços de Saúde. (A vacinação ainda esta em andamento)

Estratégias de notificação, bloqueio e identificação de novos casos:

  • Capacitar os profissionais da SMS sobre Diagnóstico Diferencial das Doenças Exantemáticas/Arboviroses, Manejo Clínico da Dengue e abordagem da Síndrome mão pé-boca. (Foi realizada em junho a capacitação para manejo clínico de pacientes com suspeito de Sarampo para cerca de 400 profissionais de saúde, principalmente médicos e enfermeiros)
  • Divulgar nota informativa direcionada a população geral sobre os principais sintomas, orientações sobre imunização. (Disponibilizada a partir de 09/08)
  • Elaborar e divulgar amplamente o plano de contingência, inclusive para os conselhos de classe, sindicatos, distritos sanitários, unidades de saúde nota técnica a respeito do sarampo. (Disponibilizada a partir de 09/08)
  • Na ocorrência de casos suspeitos, notificar imediatamente, em até 24 horas, às áreas correlatas nos três níveis de gestão do SUS.
  • Investigar todos os casos suspeitos em até 48 horas, seguindo o roteiro de investigação e a ficha de notificação para Doenças Exantemáticas, com o máximo de informações disponíveis.
  • Vacinar os contatos de casos suspeitos, não vacinados, em até 72 horas. (Por todos os lugares onde o caso suspeito percorreu durante o período de transmissão da doença)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias