Home / Saúde

SAÚDE

Audiência pública vai discutir a valorização da enfermagem em Goiás

Em parceira com o Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), o deputado Vinícius Cirqueira (PROS) realizará uma audiência pública na próxima terça-feira,10, às 8 horas, no Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa de Goiás. O objetivo é discutir ações para promover a valorização dos profissionais de enfermagem, condições de trabalho, locais adequados para descanso durante plantões e qualidade da formação.

A audiência pública faz parte do calendário de ações de fortalecimento da Enfermagem e preparativos para as ações de divulgação do programa ‘Nursing Now’ em Goiás, campanha mundial presente em 80 países, e tem por objetivos reconhecer o protagonismo e a excelência da Enfermagem, valorizar e dar destaque ao trabalho destes profissionais. “É preciso debater questões como as condições de trabalho desta categoria, a partir de temas como, por exemplo, a garantia de locais adequados para descanso para eles quando estão realizando os frequentes plantões”, destacou Vinícius Cirqueira.

O encontro vai debater ainda, a carga horária de 30 horas semanais, luta histórica da categoria. Vinícius Cirqueira apresentou, no último mês, projeto de lei que prevê limite de 30 horas na jornada de profissionais de enfermagem. Pela proposta, a carga horária dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, não poderá ultrapassar o limite nas redes pública e privada de Goiás. “Para cuidar da saúde das pessoas, os profissionais precisam estar na sua melhor condição física e mental”, disse.

Enfermeiros, técnicos e auxiliares somam 60% da força de trabalho dos serviços de saúde do Brasil. Em Goiás, são 55 mil profissionais diuturnamente no cuidado de pacientes, a ampla maioria se desdobrando em jornadas exaustivas, tomadas pela sobrecarga e baixas remunerações. O parlamentar destaca ainda, a necessidade de discutir a qualidade da formação dos profissionais, e se proibir, por exemplo, cursos de educação à distância (EAD), que não possibilitam aspectos imprescindíveis da preparação, como as práticas laboratoriais e os estágios supervisionados.

Serviço
Audiência Pública - Valorização dos Profissionais de Enfermagem e Nursing Now em Goiás
Data: 10/09/2019 (terça-feira)
Horário: 08 horas
Local: Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa de Goiás
Informações: Gabinete 21- (62) 3221–3303

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias