Home / Saúde

SAÚDE

Estado define alvos dos testes rápidos em Goiás

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) liberou os testes rápidos para detectar o covid-19 e foram enviados a Goiás pelo Ministério da Saúde (MS). Os 13,7 mil litros serão para os profissionais das áreas da saúde e da segurança pública.

A superintendente da Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) alega que o quantitativo não pode atender 100% do público alvo. Neste sentido, segundo ela, alguns critérios serão trabalhados para atender as pessoas da melhor forma possível.

A distribuição dos kits será avaliado, a determinação é priorizar as cidades que apresentam maior número de casos. No entanto, também a densidade da população e o número de profissionais da saúde e segurança de cada município.

Segundo Flúvia, o teste seria como um auxílio, porque a chance de dar positivo é de 85%. O MS considerou o índice satisfatório, no entanto, existe a possibilidade dos testes apresentarem um falso negativo. Isso ocorre quando mostra que a pessoa não está infectada mesmo que tenha contraído a doença.

Flúvia destaca que o teste é uma tentativa para identificar se a pessoa possui as células de proteção para o vírus. No entanto, mesmo que o teste dê negativo, os profissionais de saúde e segurança precisam tomar precauções.

A vantagem é a agilidade do teste que consegue gerar o resultado em média dentro de 15 a 20 segundos. O MS espera que os testes atendam à necessidade do Brasil para auxiliar no diagnóstico clínico.

A iniciativa possibilita que os profissionais, considerados essenciais, não precisem aguardar o isolamento e retornem ao trabalho o quanto antes, com segurança.

Flúvia aponta também que o teste deve ser feito após sete dias de sintomas, já que o índice de sensibilidade é maior. Os principais sintomas ressaltados pelo Ministério da Saúde são tosse, congestão nasal, dificuldade de respirar e dor de garganta.

Enquanto isso, o MS continua distribuindo os teste de biologia molecular (RT-PCR), que é o padrão utilizado em Goiás atualmente, realizado no Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cisneiros (Lacen Goiás).

137,4 mil testes rápidos já foram repassados pelo órgão federal e para esta semana está previsto a remessa de 295 mil RT-PCR para os Laboratórios Centrais de todo Brasil.

Polícia Técnico Científica firma parceria com Estado para auxiliar nos testes rápidos

Segundo a superintendente, por dia cerca de 180 amostras ficam prontas e para garantir ainda mais agilidade e ampliar mais amostras, o Estado está firmando parceira com a Polícia Técnico Científica. Considera que o Estado consiga atender até 250 amostras por dia. De acordo com Flúvia, a partir da próxima segunda (13) o aparelho estará funcionando.

O superintendente da Polícia Técnico Científico de Goiás, Marcos Egberto afirmou que a mobilização dos representantes do Conselho Nacional de Dirigentes da Polícia Científica apresentaram diversas ações técnicas possíveis para colaborar no combate à pandemia.

Uma dessas ações foi o uso dos laboratórios de DNA no auxílio ao diagnóstico dos casos. Segundo Egberto, o laboratório reconheceu que os aparelhos seriam úteis pois irá contribuir com a rapidez nos testes diagnósticos.

*Com informações do O Popular

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias