Home / Saúde

SAÚDE

Automedicação, um risco a saúde dos brasileiros

A automedicação tornou-se um risco eminente para milhares de brasileiros que se medicam sem prescrição médica ou acompanhamento adequado. Na era digital em que vivemos, outro fator que interfere nessa questão são as fakes news e determinados posicionamentos políticos que algumas pessoas seguem. As pessoas ainda deixam seu posicionamento interferir até no momento de se medicar - ou não - por conta própria. 

Sem falar na questão que interfere bastante nisso, as fakes news disseminadas na web colocam em risco a vida de milhares de pessoas. Muita gente sem acesso a informação acaba utilizando medicamentos indicados por correntes em mídias sociais, notícias falsas, ou até mesmo boatos espalhados de forma desordenada, o que coloca a saúde de inúmeras pessoas em risco. Isso acaba gerando um problema de saúde geral, pois depois das consequências muitos indivíduos acabam recorrendo ao sistema de saúde para tratar as sequelas deixadas por esses medicamentos. 

A demora no atendimento, dificuldade para marcar consultas e áreas isoladas, contribuem significativamente para que pessoas tomem remédio por conta própria, já que a facilidade aos medicamentos é mais fácil do que a vaga em uma consulta. Isso faz com que um problema ainda pior surja, a mistura de vários remédios “inofensivos” que juntos têm uma capacidade altamente destrutiva, mas que para a maioria dos leigos no assunto, não sabem que uma simples dipirona misturada com algum outro antibiótico pode causar a morte ou graves danos à saúde.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias