Home / Saúde

SAÚDE

Carreta da Mamografia chega em Goianápolis

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino da Policlínica de Goianésia chegou em Goianápolis nesta segunda-feira, 29 e permanece no município até o dia nove de abril realizando exames de mamografia e Papanicolau. A Carreta da Prevenção é equipada com mamógrafo e material para coleta de exames ginecológicos e se destina a atender pacientes em municípios sem esse tipo de atendimento.

De acordo com a técnica em radiologia que realiza as mamografias, Simone Alves, o protocolo das Policlínicas é para realização de mamografia em mulheres a partir dos 35 anos e é um dos mais eficazes métodos para prevenção precoce de câncer de mama. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres no Brasil e quanto mais cedo for detectado pode ser curado.

“A ação da carreta é de suma importância, pois leva um exame de alta qualidade a todas as mulheres sem se deslocar a grandes distâncias para a realização. O câncer de mama quando diagnosticado no início tem 95% de cura, por isso a importância do exame preventivo”, afirma.

Para enfermeira do município de Goianápolis, Lohayne Mota, a passagem da carreta na cidade é um avanço significativo na prestação de serviço de saúde. “Agilidade, praticidade, e diagnóstico rápido é o que a ação proporciona as mulheres, já que não realizamos a mamografia aqui. Quando tem uma ação maior e com informação alerta as mulheres sobre a importância da realização dos exames”, explica

A Policlínica de Goianésia é uma unidade da rede estadual de saúde que implantou serviços pioneiros como esse da Carreta de Prevenção e leva assistência até as comunidades. O objetivo é facilitar o acesso a exames de média e alta complexidade como a mamografia em que mulheres precisavam se deslocar por grandes distâncias para conseguir passar por um procedimento de minutos. A unidade móvel disponibiliza 60 vagas de exames por dia, sendo 30 para mamografias e 30 para o Papanicolau realizados de segunda a sexta feira nas cidades onde a unidade é levada. Ao longo do ano, a carreta da prevenção será levada para cidades das seguintes regiões do estado de Goiás: Norte Bonópolis, Serra da Mesa, Pirineus, São Patrício I e São Patrício II.

Conscientização

O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. As práticas de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas ao menor risco de desenvolver câncer de mama. Cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Os principais sinais e sintomas da doença são: nódulo, geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

O câncer de mama pode ser curado. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias