Home / Saúde

SAÚDE

Hospital do DF armazena corpos fora da câmara fria

O Hospital Regional de Ceilândia (HRC), do Distrito Federal, passou a armazenar corpos fora da câmara fria. De acordo com nota publicada pela Secretaria de Saúde (SES-DF), os corpos aguardam resultado do Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Além disso, as pessoas que morreram no hospital passam pelo teste de covid-19.

Contudo, a Secretaria afirmou que os corpos não ficam próximos aos pacientes, ou seja, estão em ala isolada. Além disso, o protocolo para o manuseio dos corpos infectados determina que sejam transferidos para o necrotério o mais rápido possível. Deste modo, os cadáveres são colocados em bolsas sanitárias biodegradáveis e impermeáveis. Com isso, não poderiam ser mais abertas.

No entanto, a TV Globo teve acesso aos relatos de agentes funerários que denunciaram irregularidades nos hospitais. Segundo eles, "estão colocando covid-19 na geladeira, covid tratado misturado com covid, está uma bagunça". O funcionário também lamenta o modo como a capital federal trata a situação.

Secretaria de Saúde sobre os corpos

"A Secretaria de Saúde esclarece que a informação de que corpos estão amontoados no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) em locais inadequados não procede.

É importante ressaltar que o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) fica localizado dentro daquela unidade, e, desta forma, todos os óbitos que ocorrem no Distrito Federal provenientes de morte natural em residências são encaminhados para lá.

Todas as vítimas de morte natural passam por teste de Covid 19 do tipo swab, e, após o resultado, a família é chamada para reconhecimento do corpo e o encaminhamento devido.

No HRC, há a separação da ala Covid para que pacientes acometidos pelo vírus sejam atendidos e tratados em separado dos demais pacientes."

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias