Home / Saúde

SAÚDE

Profissionais da saúde poderão utilizar o transporte escolar durante a pandemia

Os ônibus continuam lotados em Goiânia e os profissionais da saúde e dos serviços essenciais, mesmo cadastrados para utilizarem o transporte público no horário de pico, enfrentam lotações e atrasos, desde o início da pandemia de Covid-19.

Para solucionar esse problema, a Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (30) o substitutivo do deputado Dr. Zacharias Calil (DEM), que autoriza estados, municípios e Distrito Federal a usarem veículos de transporte escolar para conduzir profissionais da saúde e pessoas que necessitarem de atendimento médico, enquanto houver suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia de Covid-19.

A proposta prevê que os recursos para o uso dos veículos venham do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate). O goiano apresentou um substitutivo à proposta da deputada Carmen Zanoto (Cidadania-SC) e deputada Dorinha Seabra (DEM-TO).

“É uma solução importante para o transporte de profissionais de saúde e de pessoas que necessitam de atendimento médico e desafoga o sistema de transporte coletivo”, comentou o deputado.

Com a aprovação do texto, durante a suspensão das aulas presenciais nas escolas públicas de educação básica, medida drástica e infelizmente necessária para a contenção dos óbitos, os veículos de transporte escolar, atualmente subutilizados, serão revertidos para o uso dos trabalhadores da saúde e das pessoas que necessitam de atendimento médico.

Os veículos de transporte escolar que fizerem o transporte serão obrigados a respeitar normas sanitárias que evitem a propagação da covid-19, incluindo o distanciamento mínimo na acomodação dos passageiros, que têm de usar máscaras de proteção individual e álcool 70% ao entrar e sair. O projeto segue para o Senado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias