Home / Saúde

SAÚDE

Secretário confere Carreta da Prevenção em Águas Lindas de Goiás

O secretário estadual de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, foi a Águas Lindas de Goiás nessa segunda-feira, 14, para o início do atendimento da Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino na cidade. Ele foi recebido pelo prefeito do município, Lucas de Carvalho Antonietti e pelo secretário municipal de Saúde, Rui Ferreira Borges, ambos médicos.

A Carreta da Prevenção, como é chamada a unidade, foi solicitada pelo município para atender mulheres acima de 40 anos principalmente com exames de alto custo como mamografia. Segundo o secretário Rui Borges, a demanda no município é de mais de 3.000 mulheres necessitando de mamografia e a fila de espera é de mais de três meses. “Temos uma população que necessita desse atendimento especializado e essa parceria com o Estado é muito importante”, comentou.

Foram agendadas cerca de 800 pacientes para mamografia e o mesmo tanto para exame preventivo de câncer de útero. A Carreta da Prevenção ficará em Águas Lindas de Goiás até metade de julho para tentar reduzir ao máximo a demanda da população.

Ismael Alexandrino ressaltou que a preocupação dos gestores da saúde em Goiás é incluir a atenção à mulher como forma de inclusão social. “Aqui podemos ver um grande princípio do Sistema Único de Saúde que é a equidade, que é prover mais para quem tem mais necessidade”, frisou o secretário.

Frisando a preocupação do governo em levar atenção à saúde para a população em todas as regiões de Goiás, Ismael lembrou que são usadas ferramentas sempre inclusivas para atender a população. “A carreta simboliza isso, de retomar a atenção às mulheres. Temos exemplos de mulheres que antes dessa atenção passavam a vida inteira sem fazer uma mamografia e hoje levamos esse cuidado até elas”.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias