Home / Saúde

SAÚDE

Estudo de equipe do Hugo sobre doença rara no pé é publicado em revista científica

Um estudo de caso sobre o tratamento de um tumor raro nos nervos do pé realizado por profissionais do Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) ganhou destaque no Journal Of The Foot and Ankle, revista científica de referência no Brasil e internacional na ortopedia de pé e tornozelo. O artigo “Schwannoma of the medial plantar nerve: a case report” (Schwannoma do nervo plantar medial: um estudo de caso) foi publicado na versão on-line no dia 31 de agosto de 2021.

Assinam o estudo de caso o vice-presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia do Hugo, Jefferson Soares Martins, e o ortopedista Ademir Freire de Moura Júnior, que foi residente na unidade. Além dos dois profissionais com atuação no Hugo, participaram do estudo de caso Adriano Machado Filho, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Paulo Victor de Souza Pereira, do Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa).

“É um relato de caso de um tumor raro, o shwannoma, que é um tumor das células de Schwann. E que nos nervos do pé é ainda mais raro”, explica o ortopedista Jefferson Martins. Na introdução do artigo científico, os ortopedistas dão detalhes do quão raro é um caso desse tipo de tumor: “Esses tumores são incomuns no pé. Em uma revisão de 32
anos de experiência, apenas 12 dos 104 casos foram localizados no pé. Schwannoma do nervo plantar medial é um raro tumor, com apenas alguns casos na literatura e ainda menos casos de schwannomas estendendo-se medialmente à superfície plantar do pé”.

Trata-se do caso de uma paciente de 60 anos com schwanoma do nervo plantar medial que apresentou queixa de dor por aproximadamente dois anos “e uma lesão dolorosa na região plantar medial do antepé esquerdo e no segundo dedo do pé”. O vice-presidente do Coreme afirma que o Programa de Residência em Ortopedia e Traumatologia do Hugo tem um histórico de produção científica desde sua fundação, em 2006. “Especificamente o grupo do pé na residência, nós publicamos mais de oito artigos científicos vinculados ao Hugo”, destaca.

O ortopedista, que trabalha há 20 anos no Hugo, adianta que em breve será publicado mais um artigo científico realizado por profissionais da ortopedia do Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz. O mais recente trabalho foi aceito na Revista Brasileira de Ortopedia.

“O Journal Of The Foot and Ankle é a publicação referência na cirurgia de pé no Brasil”, diz Jefferson Morais sobre a revista científica que publicou o estudo de caso sobre o tumor raro nos nervos do pé. Assim como em outras residências do Hugo, o setor de ortopedia e traumatologia ganha destaque na pesquisa científica com estudos de caso de doenças raras, de acordo com o vice-presidente do Coreme.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias