Home / Saúde

SAÚDE

Leitos de UTI's e enfermarias criados em Goiás continuarão ativos após a pandemia

Com a vacinação em andamento e as taxas de ocupação em leitos de enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI's) em queda pelo Brasil, a pergunta que surge é o que será feito com esses leitos ao fim da pandemia?

O questionamento não é feito apenas pelo fim da pandemia, mas pelo custo da manutenção após a abertura destes novos leitos. Entramos em contato com a Secretaria do Estado de Saúde (SES-GO) e fomos informados que os leitos de UTI's abertos em Goiás, vão ficar como legado após o fim da pandemia. Segundo as informações divulgadas, o Estado investiu em hospitais de alvenaria e não nos Hospitais de Campanha (HCamps), justamente para que os leitos e hospitais abertos possam manter toda a estrutura que foi aplicada durante a pandemia, e que ela fique à disposição como legado para o futuro a ativas.

Conforme a pasta não vão ser apenas as questões relativas aos leitos, os hospitais abertos serão capazes de fazer cirurgias eletivas. O intuito segundo a pasta é descentralizar o atendimento que antes era feito em Hospitais de Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia. Dentre as unidades que vão permanecer abertas estão as unidades abertas em Jataí, Luziânia, Itumbiara, Formosa, São Luiz de Montes Belos e Uruaçu, além de o Hospital de Campanha (HCamp) de Goiânia.

De acordo com a pasta, referente ao HCamp em Goiânia, será o último a ser desmobilizado. A Secretaria afirmou ainda que é necessário que as pessoas procurem os postos de vacinação, para que a taxa de ocupação nos leitos continuem a cair não apenas em Goiás, mas em todo país.

Números e taxa de ocupação de leitos de UTI's em Goiás

Tendo em vista por exemplo Goiás, hoje, tem um total de 830.823 casos confirmados da doença. Em relação ao número de mortos, Goiás possuí hoje 22.793 óbitos em decorrência da Covid-19, e um total de 798.313 pessoas curadas da doença. No quesito vacinação pelos menos 4.2888.231 pessoas tomaram a primeira dose da vacina contra a doença no estado e 1.976.707 foram totalmente vacinadas com as duas doses ou dose única do imunizante.

Com as ações adotadas em Goiás e com a vacinação em andamento, a taxa de ocupação hoje no estado dos leitos de enfermarias para a doença se encontra abaixo dos 50%; nas enfermarias destinadas a Covid-19, a taxa de ocupação hoje é de 22,47% dos leitos ocupados com pacientes suspeitos ou que testaram positivo para o vírus.

Vale ressaltar que Goiás somada as redes privadas, estaduais e municipais possuem ao menos 7779 leitos de enfermarias, dos quais 3490 se encontram ocupados no momento.

Quando se fala dos leitos de UTI's em Goiás para Covid-19, a ocupação é de 642 leitos, dos 1249 destinados para o tratamento da doença, o que é equivalente a 51,40% da taxa de ocupação. Goiás tem no entanto, 2049 leitos de UTI's, das quais no momento 1215 se encontram ocupadas.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias