Home / Saúde

SAÚDE

Hospital de Niterói inaugura Centro de Cardio-oncologia

A estimativa para o Brasil é que, em cada ano do triênio 2020-2022, ocorrerão 625 mil casos novos de câncer, excluindo as ocorrências de câncer de pele não melanoma, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Contudo, os tumores quase nunca estão sozinhos, tendo em vista que o tratamento para a doença pode acarretar consequências, como as doenças cardiovasculares, como explica a cardiologista Katia Luz, do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN)  

Com o intuito de identificar, tratar e prevenir enfermidades cardiovasculares em pacientes oncológicos, o CHN – que faz parte da Dasa, a maior rede de saúde integrada do país – inaugurou, esta semana, o Centro de Cardio-oncologia, um serviço integral para pacientes externos ou internados no hospital em tratamento oncológico ou que já trataram um câncer. A dra. Katia, coordenadora do novo projeto, explica a importância de um serviço especializado como esse.

“O tratamento do câncer pode agravar quadros cardiovasculares ou provocar novos problemas cardíacos, já que há risco de cardiotoxicidade, ou seja, efeitos colaterais que podem afetar a função cardíaca. No CHN, conseguimos detectar esse quadro precocemente e, com esse novo serviço, oferecer uma atenção integral ao paciente cardiológico e oncológico”, conta a médica. 

O novo setor dispõe de uma estrutura com 20 leitos especializados de UTI cardiológica, 18 leitos privativos de internação cardiológica, acompanhamento de equipe multidisciplinar especializada e atendimento ambulatorial no SER CHN – Soluções Médicas Integradas.

Entre os principais problemas cardiovasculares que podem se desenvolver durante ou após o tratamento do câncer estão doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, arritmias cardíacas e inflamação do pericárdio (pericardite), condições que têm se tornado mais frequentes principalmente por causa do aumento da expectativa de vida dos pacientes, segundo a cardiologista.

A médica explica que o tratamento do câncer deve ser multidisciplinar, incluindo acompanhamento cardiológico. “A especialidade cardio-oncologia tem se desenvolvido muito, uma vez que une conhecimentos tanto de oncologia quanto de doenças cardiovasculares”, afirma Kátia Luz.

A interação entre o cardiologista e o oncologista é essencial para promover um melhor prognóstico e mais qualidade de vida para o paciente, de acordo com o dr. Victor Machado, oncologista do CHN, que explica ainda que muito da cardiotoxicidade se deve ao tipo de tratamento utilizado.

“As terapêuticas oncológicas foram aprimoradas para aumentar as chances de cura do câncer e o tempo de vida do paciente, mas alguns medicamentos são potencialmente mais nocivos à saúde cardiovascular, então, surge a necessidade de um acompanhamento constante e em conjunto com a cardiologia”, esclarece o oncologista.

Victor afirma que o principal objetivo da cardio-oncologia é evitar que o coração do paciente oncológico tenha problemas durante ou após o tratamento. Segundo ele, o diagnóstico precoce de qualquer alteração cardiovascular nesse período é muito importante para que os médicos possam agir e evitar que o quadro se agrave e o paciente possa manter o tratamento contra o câncer de forma segura.

“Em tempos de campanha como Outubro Rosa, de conscientização para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a atenção para a saúde do coração também se faz necessária. Muitos tratamentos utilizados contra o câncer de mama podem causar ou agravar danos no sistema cardiovascular. É de extrema importância que todo paciente oncológico – com câncer de mama ou não – que comece a apresentar problemas no coração ou tenha alto risco de desenvolvê-los também passe a se consultar com um cardiologista para que ambos os profissionais possam alinhar suas formas de tratamento e promover melhor qualidade de vida para o paciente”, finaliza o especialista Victor Machado

O Centro de Cardio-oncologia do CHN fica localizado na Unidade II, na Rua Manoel de Abreu, 9, Centro de Niterói. Informações: (21) 2729-1000 ou (21) 98696-5353  

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias