Home / Saúde

SAÚDE

Inaugurada nova Unidade de Saúde da Família na Região

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, inaugurou mais um posto de saúde na região Noroeste da capital. Trata-se da Unidade Básica de Saúde da Família (USF) São Carlos, que está localizada na Rua SC27 com a Rua SC-46, Qd.84-A, AMP 11, no Bairro São Carlos. A nova unidade contará com cinco equipes de saúde da família, todas com médicos, cirurgiões dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Rogério Cruz lembrou que a USF leva o nome do cantor, compositor e instrumentista goianiense Cristiano Melo Araújo, que morreu em um acidente automotivo no dia 24 de junho de 2015, e está prevista na Lei Municipal Nº 10.009, de janeiro de 2017. “Sinto-me muito honrado por colocar em prática essa importante homenagem a um cantor Cristiano Araújo que que representou muito bem Goiânia pelo Brasil afora”, conta.

A USF São Carlos possui 1.008 m² de área construída e será uma unidade escola, que vai abrigar o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Aqui, além de prestar assistência médica à população da região Noroeste, os futuros médicos farão suas residências médicas e isso me deixa extremamente feliz, pois vamos de alguma forma auxiliar na formação desses importante profissionais da saúde”, revelou Rogério Cruz, ao completar que recentemente inaugurou a USF Alto do Vale, também da região Noroeste.

O titular da SMS, Durval Pedroso, lembrou que o médico da família analisa o paciente de forma integral e em todas as fases de sua vida. “Esses profissionais avaliam sintomas e situações como hábitos, emoções, estrutura familiar, condições de trabalho e moradia”, citou o secretário ao ressaltar que o profissional consegue resolver até 85% das queixas do paciente e sem a necessidade de passar para outros especialistas. “Esse é um dos motivos da importância dos residentes na unidade, além de ser um enorme ganho para os moradores da região”, comentou.

“O compromisso com a saúde, principalmente nesse período, deve ser a nossa maior preocupação e assim estamos fazendo, pois o nosso trabalho é em prol do maior bem das pessoas, que é a vida”, disse Durval. Ele pontuou que uma unidade de saúde do porte como a do São Carlos é a prova que a gestão está preocupada com a saúde primária das pessoas. “Hoje o prefeito Rogério Cruz realizou mais um sonho para os moradores da região Noroeste de Goiânia”, concluiu.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias