Home / Saúde

SAÚDE

Agência Aids lança websérie “HIV 40 anos: Aids e suas histórias!”

O Dia Mundial de Luta contra a Aids (1 de dezembro) foi marcado por eventos impactantes na agência Aids. Durante todo o dia, um webinário reuniu os mais relevantes especialistas e ativistas que traçaram a evolução em 40 anos da pandemia da Aids na ciência e no comportamento, dos medicamentos à luta pelos direitos das pessoas com HIV/Aids. Fechando o dia de reflexão e ação sobre essa pandemia, foi lançada a websérie “HIV 40 anos: Aids e suas histórias” com o depoimento de seis pessoas que vivem com HIV com uma comovente abertura apresentado pelo HIV e sua linha do tempo.

O Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, fez questão de prestigiar o lançamento da websérie, no CineSesc. Ele destacou que tinha acabado de assinar a “Declaração de Paris” que visa ampliar as políticas públicas do estado com o objetivo de zerar as novas infecções por HIV e as mortes devido às complicações da Aids até o ano de 2030. “Trabalho com HIV há 30 anos, estou empenhado em fazer ações de campanha para destituir o preconceito. Precisamos exigir dignidade e direitos às pessoas com HIV/Aids. Não podemos nos calar. Não admitimos desrespeito”, ressaltou.

A jornalista Roseli Tardelli, que concebeu a websérie, fez as entrevistas e assina a direção junto com Aline Sasahara, que mostra em seis depoimentos as mudanças no tratamento e situação do HIV no decorrer dos 40 anos de existência do vírus.

“Quis promover um diálogo entre as gerações. Temos personagens que receberam o diagnóstico quando não existiam tratamentos e a geração atual que lida com mais leveza com a doença que se cronificou com o tempo”, diz Roseli Tardelli.

A websérie traz a história de três pessoas que vive com HIV positivo há mais de 30 anos -         Beto Volpe, Jenice Pizão e Américo Nunes Neto; e três com menos de 10 anos - Marina Vergueiro, Priscila Obaci e Diego Krausz.

Todos os episódios “HIV 40 anos: Aids e suas histórias!” estarão no ar a partir de 5 de dezembro no canal do Youtube da Agência Aids.

Assista ao resumo, com 33 minutos e não perca os episódios completos.

Leia também:

Mais vídeos:

  • SAÚDE

    Corpo de Bombeiros e Defesa Civil emitem alerta para onda de forte calor

    É melhor preparar a garrafinha com água e usar protetor solar

    Publicado quarta-feira, 20 de setembro de 2023 - 15:03

    / Atualizado quarta-feira, 20 de setembro de 2023

  • SAÚDE

    Agrotóxico proibido no Brasil é apreendido em operação

    Operação conjunta da PRF, Receita Federal e IBAMA ocorreu na última terça-feira,19

    Publicado quarta-feira, 20 de setembro de 2023 - 13:24

    / Atualizado quarta-feira, 20 de setembro de 2023

  • SAÚDE

    HEL celebra aniversário de 73 anos de paciente

    Internada na UTI, Guiomar Rodrigues do Santos comemorou com as equipes de nutrição e psicologia

    Publicado segunda-feira, 18 de setembro de 2023 - 10:04

    / Atualizado segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias