Home / Saúde

SAÚDE

Por dentro da rotina das Policlínicas

Por Hélmiton Prateado

A Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis, recebeu nessa quinta-feira a visita de dirigentes do IBGC (Instituto Brasileiro de Gestão Compartilhada), Organização Social que venceu o certame para fazer a gestão das Policlínicas da Cidade de Goiás e São Luís de Montes Belos. A visita foi para conhecer a rotina de uma Policlínica e o que já é desenvolvido nessas unidades especializadas de atendimento à saúde.

A diretora-geral do IBGC, Mara Rúbia de Souza, explica que a visita foi uma orientação da Secretaria Estadual de Saúde para que os dirigentes conheçam o trabalho que é realizado em uma Policlínica e aprimorem sua aplicação nas unidades que deverão entrar em funcionamento já no início de 2022.

“Temos experiência em gestão de unidade de saúde, mas as Policlínicas são unidades diferenciadas, porque se destinam a atender a população com consultas e exames especializados que são encaminhados pela Central de Regulação do Estado de Goiás. Assim, cumprir uma agenda em uma Policlínica que já está em funcionamento é muito produtivo para termos experiência com modelos que já estão dando certo”, frisa.

Mara Rúbia comentou que as unidades da Cidade de Goiás e São Luís de Montes Belos estão em fase final de instalação da parte física e aguardam apenas alguns equipamentos e mobiliário. Ele lembra que os consultórios estão sendo equipados e materiais de última geração como tomógrafo em breve estarão instalados e prontos para a inauguração. “Tão logo esteja tudo pronto aguardaremos diretiva da Secretaria de Saúde para início dos atendimentos”. As duas unidades são nominadas como Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho – Goiás e Policlínica Estadual da Região Oeste – São Luís de Montes Belos.

As Policlínicas se destinam a consultas especializadas e exames de alto, como mamografia, tomografia computadorizada, Raios X e exames oftalmológicos. Além disso há trabalhos desenvolvidos com a comunidade como psicologia, nutrição, fisioterapia e terapia ocupacional.

O IBGC venceu os certames de Chamamento Público com qualificação técnica superior e se credenciou para a gestão. “Estamos certos que vamos levar uma atenção à saúde altamente especializada e humanizada para a população das regiões da Cidade de Goiás e São Luís de Montes Belos”, finaliza Mara Rúbia.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias