Home / Saúde

SAÚDE

Goiás terá hospital para crianças e adolescentes

Hélmiton Prateado

A Secretaria Estadual de Saúde vai colocar em funcionamento ainda no mês de janeiro o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), voltado exclusivamente para essa parcela da população, separando as atenções que eram unificadas no Hospital Materno Infantil. A medida é um resgate de compromisso assumido pelo Governo de Goiás de ampliar os serviços destinados a crianças e adolescentes.

De acordo com o secretário Ismael Alexandrino a unidade já está em fase final de estruturação com a limpeza terminal e instalação dos equipamentos. Onde funcionou o Hospital de Campanha de Goiânia era a estrutura construída pelo Ipasgo para ser um centro médico para os servidores públicos. O Estado pagou R$ 128 milhões pela estrutura para poder instalar o Hecad.

"O tratamento em pediatria sempre foi deficitário em Goiás, e o HMI estava sobrecarregado e com estrutura antiga, inadequada. O HECAD será o porto-seguro de pais e mães, cuidaremos de crianças e adolescentes com absoluto respeito e com o que houver de mais moderno e profissionais nais especializados e humanos do mercado", frisou Ismael Alexandrino.

O novo hospital contará com 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 58 gerais, para casos que precisam de internação em enfermaria. Gradativamente, esse número será expandido. O local terá, também, ambulatório de especialidades médicas como cardiologia, pneumologia, neurologia, alergologia, entre outras.

“É para ser o top da medicina. Criança em Goiás que tem má-formação congênita, doenças graves não vai mais para São Paulo, vai para Goiânia para ter atendimento de padrão internacional”, destacou o governador Ronaldo Caiado.

Um ganho com a nova unidade é o setor de exames de imagem, que antes, o Hospital Materno-Infantil não dispunha de aparelho de tomografia, sendo necessário encaminhar os pacientes que necessitavam do exame para outros hospitais. “Esse é um grande ganho e as crianças se beneficiam, já que não será preciso se deslocarem para outro local”, pontua o secretário estadual de saúde. Agora, no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente há um moderno aparelho que vai otimizar a assistência de quem precisa dessa assistência.

No local também serão oferecidos broncoscopia, endoscopia, Raio-X, ultrassonografia, ecocardiografia, eletrocardiografia, entre outros. O local vai abrigar a estrutura e equipe do Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento, que será dividido e ficará com o atendimento de ginecologia e obstetrícia, como referência para o atendimento da mulher e do recém-nascido.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias